Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2014 12:23 - Era da automação chega aos supermercados

O setor de supermercados figura entre os que mais crescem no país, com uma expansão de 5,36% em 2013 e uma perspectiva de incremento em torno de 2% neste ano, de acordo com a associação brasileira de supermercados (abras). Esse cenário fértil, aliado a uma maior renda da população e à diversificação da cesta de produtos, resultou no crescimento do número de empreendimentos para atender à nova demanda.

Mas, além de produtos de qualidade, de marca e de itens antes considerados supérfluos, o consumidor quer levar para casa a experiência agradável de fazer compras em supermercados. Para suprir essa necessidade do cliente, diversas empresas do setor estão mais atentas à modernização das lojas.

Investir mais em automação comercial passou a ser uma questão de sobrevivência no mercado. Além de facilitar a vida dos clientes, as novas tecnologias garantem aos varejistas uma melhor gestão. As inovações vêm para dar continuidade a um processo iniciado com a implantação do código de barras no brasil, há cerca de 30 anos.

Tendências

Nesse contexto, inovações como as etiquetas eletrônicas rfid (radio frequency identification), método de identificação automática por meio de sinais de rádio) - padrão epc (eletronic product code) -, ganham espaço, oferecendo ganhos tanto para quem compra, quanto para quem vende.

"a implementação dessa tecnologia promete benefícios importantes para o consumidor e para empresas, reduzindo a ruptura de estoque e prover melhor seleção de produtos. É a próxima geração do código de barras, mas, diferentemente do código de barras, que precisa de visada direta para ser lido, uma tag epc usa ondas de rádio para ler a informação de forma mais rápida e eficiente", destaca patricia botelho amaral, assessora de soluções de negócios da associação brasileira de automação (gs1 brasil).

Disseminação

Embora ainda não sejam amplamente disseminadas no brasil - principalmente pelo alto custo que ainda possuem -, as etiquetas eletrônicas já atendem a muitos anseios do novo consumidor e prometem deixar a experiência de compra ainda mais interativa, tornando possível ao cliente, com o uso de um celular, obter uma quantidade maior de informações sobre um produto.

O prazer na hora da compra e a sensação de bem-estar do cliente, que faz com que ele volte mais vezes àquela loja e crie uma memória positiva sobre o empreendimento, também passam por sistemas que ajudam na hora de escolher um produto, verificar a validade dele, por exemplo, ou de finalizar a compra. O novo consumidor não quer mais perder tempo em filas, esperar muito para ser atendido, assim como os empresários não desejam frustrar uma compra que era certa.

O novo consumidor também quer muito mais de lojas e produtos, ele quer interatividade, agilidade e um número de informações cada vez maior sobre cada item que deseja adquirir - composição, receitas etc. - e sobre formas de pagar, comprar de forma mais prática. E é também para isso que os empresários começam a se preparar, para tornarem o "supermercado do futuro" um local ainda melhor para os clientes.

No ceará, iniciativas nesse sentido já são adotadas e o pioneirismo do estado é evidente em algumas áreas, um indicativo de que os empresários locais se preocupam cada vez mais em atender bem o novo consumidor, mas exigente, e em inovar para garantir um diferencial competitivo frente a uma concorrência acirrada. "estamos atualizados e participando constantemente de feiras e eventos a fim de conhecer o que há de novo. Algumas tecnologias usadas aqui não deixam a dever em nada para o resto do país e do mundo", garante o presidente da associação cearense de supermercados (acesu), gerardo vieira albuquerque.



Veículo: Diário do Nordeste

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>