Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 





Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2014 12:22 - Empresários estão dispostos a investir

A convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece ao longo desta semana em Atibaia, tem mostrado que os grandes varejistas do setor não descartam ampliar seus investimentos no País, ainda que a economia esteja fraca. Horst Paulmann, fundador do grupo chileno Cencosud, comentou sobre a possibilidade de aquisições no Brasil. "Estamos sempre de olhos abertos". O empresário considerou, porém, que o foco neste momento é a reestruturação, dizendo que agora os executivos trabalham para implantar melhorias nas marcas.

O Cencosud, com mais de 50 anos de atuação em toda a América Latina, firmou sua atuação no continente através da aquisição de diversos grupos varejistas como supermercados e lojas de departamento e realizou sua última aquisição em 2012, quando comprou todas as unidades da rede Carrefour instaladas na Colômbia.

Paulmann disse não temer a atual situação econômica do Brasil, com queda nas vendas e na confiança dos consumidores. “A economia é como um pêndulo. Temos que conviver com isso e estabelecer estratégias de longo prazo”.

O empresário, que completa 80 anos neste ano, afirmou que pretende conhecer melhor a cultura brasileira para conquistar mais fatias do varejo como fez na Argentina, onde aproveitou os momentos de recessão para se consolidar com a saída dos seus concorrentes mais diretos. No país vizinho, adquiriu nestas ocasiões a Home Depot e as cinco unidades da rede Sam’s Club por US$ 50 milhões. Atualmente, o grupo conta com 27 mil funcionários em todas as unidades argentinas.

No Brasil, o empresário adquiriu o Hiper Barbosa em novembro de 2007, a rede de padarias Perini, Mercantil Rodrigues, Bretas e Prezunic. O total de colaboradores nas unidades de negócio brasileiras é de 35 mil. Durante a palestra na convenção da Abras disse que o “Brasil é um continente e devemos construir nossos negócios para os brasileiros e com eles, com fizemos na Argentina”, concluiu”.

Inaugurações – O vice-presidente de Infraestrutura e Desenvolvimento Estratégico do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Peter Estermann, afirmou no evento da Abras que a companhia continuará investindo em 2015 e declarou que o grupo está comprometido com a expansão por meio da inauguração de novas lojas.

O executivo ressaltou que a expansão em número de lojas acontece nos diferentes formatos de estabelecimentos que a companhia opera e mencionou que a empresa encerrará o ano com mais de 250 lojas no formato de proximidade, que são os minimercados. A maioria dessas lojas será da bandeira Minimercado Extra e algumas do Minuto Pão de Açúcar, disse. "É uma das nossas prioridades de crescimento para o ano que vem, o que significa que este é um negócio que está dando certo", declarou.

Falando a uma plateia de varejistas, Estermann considerou que o cenário econômico atual exige investimentos em melhorias. Ele destacou a necessidade de redução de perdas, balanceamento de estoques e competitividade de preços. Além disso, citou investimentos do GPA em melhora do layout das lojas Extra e Pão de Açúcar. "Mudamos de forma significativa para proporcionar um ambiente mais agradável e oferecer facilidades para clientes", declarou.

Mais opções – O Carrefour Brasil está fazendo um esforço de melhoria de seus hipermercados que envolve reforma de lojas e ampliação do sortimento de produtos. O CEO do grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, diz que 50 das 143 lojas da bandeira Carrefour serão renovadas até 2016 num movimento que coloca o Brasil como o segundo país que mais está recebendo investimentos do grupo, depois da França. Até o final de 2014, serão 18 renovações.

Durante a convenção da Abras, Desmartis afirmou que o sortimento de produtos de mercearia dos hipermercados será ampliado em 15% ainda este ano "em quase todas as lojas". Ele disse que a companhia está aumentando a oferta de itens mais sofisticados em hipermercados que atendem a classe C. Como exemplo, citou a criação de uma área para vinhos em loja no bairro de Interlagos, em São Paulo. "Esses conceitos de classes A, B e C são ultrapassados e têm sido questionados por nós com agressividade", afirmou.



Veículo: ACI Franca

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>