Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

23/09/2014 12:22 - Empresários estão dispostos a investir

A convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece ao longo desta semana em Atibaia, tem mostrado que os grandes varejistas do setor não descartam ampliar seus investimentos no País, ainda que a economia esteja fraca. Horst Paulmann, fundador do grupo chileno Cencosud, comentou sobre a possibilidade de aquisições no Brasil. "Estamos sempre de olhos abertos". O empresário considerou, porém, que o foco neste momento é a reestruturação, dizendo que agora os executivos trabalham para implantar melhorias nas marcas.

O Cencosud, com mais de 50 anos de atuação em toda a América Latina, firmou sua atuação no continente através da aquisição de diversos grupos varejistas como supermercados e lojas de departamento e realizou sua última aquisição em 2012, quando comprou todas as unidades da rede Carrefour instaladas na Colômbia.

Paulmann disse não temer a atual situação econômica do Brasil, com queda nas vendas e na confiança dos consumidores. “A economia é como um pêndulo. Temos que conviver com isso e estabelecer estratégias de longo prazo”.

O empresário, que completa 80 anos neste ano, afirmou que pretende conhecer melhor a cultura brasileira para conquistar mais fatias do varejo como fez na Argentina, onde aproveitou os momentos de recessão para se consolidar com a saída dos seus concorrentes mais diretos. No país vizinho, adquiriu nestas ocasiões a Home Depot e as cinco unidades da rede Sam’s Club por US$ 50 milhões. Atualmente, o grupo conta com 27 mil funcionários em todas as unidades argentinas.

No Brasil, o empresário adquiriu o Hiper Barbosa em novembro de 2007, a rede de padarias Perini, Mercantil Rodrigues, Bretas e Prezunic. O total de colaboradores nas unidades de negócio brasileiras é de 35 mil. Durante a palestra na convenção da Abras disse que o “Brasil é um continente e devemos construir nossos negócios para os brasileiros e com eles, com fizemos na Argentina”, concluiu”.

Inaugurações – O vice-presidente de Infraestrutura e Desenvolvimento Estratégico do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Peter Estermann, afirmou no evento da Abras que a companhia continuará investindo em 2015 e declarou que o grupo está comprometido com a expansão por meio da inauguração de novas lojas.

O executivo ressaltou que a expansão em número de lojas acontece nos diferentes formatos de estabelecimentos que a companhia opera e mencionou que a empresa encerrará o ano com mais de 250 lojas no formato de proximidade, que são os minimercados. A maioria dessas lojas será da bandeira Minimercado Extra e algumas do Minuto Pão de Açúcar, disse. "É uma das nossas prioridades de crescimento para o ano que vem, o que significa que este é um negócio que está dando certo", declarou.

Falando a uma plateia de varejistas, Estermann considerou que o cenário econômico atual exige investimentos em melhorias. Ele destacou a necessidade de redução de perdas, balanceamento de estoques e competitividade de preços. Além disso, citou investimentos do GPA em melhora do layout das lojas Extra e Pão de Açúcar. "Mudamos de forma significativa para proporcionar um ambiente mais agradável e oferecer facilidades para clientes", declarou.

Mais opções – O Carrefour Brasil está fazendo um esforço de melhoria de seus hipermercados que envolve reforma de lojas e ampliação do sortimento de produtos. O CEO do grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, diz que 50 das 143 lojas da bandeira Carrefour serão renovadas até 2016 num movimento que coloca o Brasil como o segundo país que mais está recebendo investimentos do grupo, depois da França. Até o final de 2014, serão 18 renovações.

Durante a convenção da Abras, Desmartis afirmou que o sortimento de produtos de mercearia dos hipermercados será ampliado em 15% ainda este ano "em quase todas as lojas". Ele disse que a companhia está aumentando a oferta de itens mais sofisticados em hipermercados que atendem a classe C. Como exemplo, citou a criação de uma área para vinhos em loja no bairro de Interlagos, em São Paulo. "Esses conceitos de classes A, B e C são ultrapassados e têm sido questionados por nós com agressividade", afirmou.



Veículo: ACI Franca

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>