Notícias ABRAS
19/09/2014 08:26 - Walmart busca redução de custos
Em 2014, o Walmart Brasil pretende avançar com o seu projeto de integração das lojas adquiridas nos últimos anos. O processo já se iniciou nas unidades da região Sul e do Sudeste do País e deverá atingir o Nordeste em 2015. Cerca de 120, das 160 lojas da primeira etapa de aquisições, já operam com novas regras de gerenciamento, que envolvem a redução de custos e aumento sortimento – foram acrescentados 30 mil itens, incluindo produtos regionais.
Guilherme Loureiro, CEO e presidente da empresa, disse, durante convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que a saída lógica para vender nesse momento de baixo crescimento econômico é ser mais eficiente que os concorrentes, com preços competitivos.
Ao mesmo tempo em que integra as aquisições realizadas, o grupo concentra-se nas tarefas de simplificar a operação. Por isso, não há planos de inauguração de novas unidades a curto prazo, mas a iniciativa não está descartada. Ações como a avaliação do sortimento para conseguir oferecer o que os consumidores desejam serão intensificadas. Além disso, o Walmart estuda novos meios para aprimorar os formatos atuais de promoções que realiza em todas as suas unidades. Em relação ao formato das unidades, Loureiro avalia que o modelo Walmart Express tende a receber mais atenção.
O CEO da rede criticou os enormes custos com os quais as empresas precisam lidar no Brasil. Segundo ele, esses encargos estão reduzindo os investimentos. “Estamos melhor do que estávamos há 10 anos, mas os custos com energia, por exemplo, registraram alta de 30% em alguns estados, apesar das recentes medidas do governo voltadas para o segmento”, acrescentou.
Quanto ao Natal, o grupo não adiou suas negociações com os fornecedores. Na avaliação de Loureiro, o resultado das vendas na data não será um desastre, mas certamente não será brilhante. Ele acredita que será melhor que o desempenho do terceiro trimestre. “Será um Natal morno”, concluiu.
Veículo: Diário do Comércio - SP

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade