Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

18/09/2014 15:14 - John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS

*Giseli Cabrini

 

Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até meio ambiente. Essa é uma das principais premissas do conceito capitalismo consciente, uma nova visão dos executivos voltada à criação de uma cultura empresarial diferenciada, mas lucrativa. E que tem como principal defensor e disseminador o fundador e co-CEO da Whole Foods, John Mackey.

 

Durante sua palestra, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, na 48ª Convenção ABRAS 2014, Mackey foi enfático em relação às contribuições que o capitalismo trouxe para o desenvolvimento e evolução da sociedade. No entanto, o executivo defendeu a necessidade imediata de mudança na visão que os intelectuais criaram de que o capitalismo é o vilão da sociedade no sentido de apenas privilegiar o lucro a qualquer custo.

 

Segundo o executivo, a versão consciente desse modelo econômico nada mais é do que agregar a ele propósito no sentido de agregar valor para todos os envolvidos em um negócio. Dessa forma os quatro princípios básicos desse conceito são: propósito maior, integração dos interessados, cultura e liderança consciente. “A diferença que você e seu negócio fazem no mundo representam a razão de ser da sua empresa e não o lucro.”

 

Mackey também destacou que as empresas que seguem o conceito de capitalismo consciente são as mais lucrativas e as mais queridas tanto do ponto de vista de seus colaboradores quanto de seus clientes. Ele também chamou a atenção para a importância de que o líder atual deve ter uma postura servil de forma a estar disposto a colaborar sempre e, dessa forma, gerar confiança e não medo nas pessoas, inspirando-as no seu desenvolvimento pleno e incentivando-as a serem mais felizes e criativas.

 

Sobre o sucesso da Whole Foods, que atua há 36 anos no mercado de autosserviço norte-americano e é um grande case de sucesso, o executivo disse que os principais trunfos da rede são ter colaboradores felizes e oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.

 

 

Convenção ABRAS 2014

Data: de 16 a 18 de setembro

Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 -  Atibaia - SP) www.abras.com.br

 

 

*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>