Notícias ABRAS
18/09/2014 15:14 - John Mackey fala da importância do capitalismo consciente na 48ª Convenção ABRAS
*Giseli Cabrini
Alinhar o propósito do seu negócio de forma a gerar valor para todos os stakeholders envolvidos: clientes, colaboradores, parceiros, investidores e até meio ambiente. Essa é uma das principais premissas do conceito capitalismo consciente, uma nova visão dos executivos voltada à criação de uma cultura empresarial diferenciada, mas lucrativa. E que tem como principal defensor e disseminador o fundador e co-CEO da Whole Foods, John Mackey.
Durante sua palestra, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, na 48ª Convenção ABRAS 2014, Mackey foi enfático em relação às contribuições que o capitalismo trouxe para o desenvolvimento e evolução da sociedade. No entanto, o executivo defendeu a necessidade imediata de mudança na visão que os intelectuais criaram de que o capitalismo é o vilão da sociedade no sentido de apenas privilegiar o lucro a qualquer custo.
Segundo o executivo, a versão consciente desse modelo econômico nada mais é do que agregar a ele propósito no sentido de agregar valor para todos os envolvidos em um negócio. Dessa forma os quatro princípios básicos desse conceito são: propósito maior, integração dos interessados, cultura e liderança consciente. “A diferença que você e seu negócio fazem no mundo representam a razão de ser da sua empresa e não o lucro.”
Mackey também destacou que as empresas que seguem o conceito de capitalismo consciente são as mais lucrativas e as mais queridas tanto do ponto de vista de seus colaboradores quanto de seus clientes. Ele também chamou a atenção para a importância de que o líder atual deve ter uma postura servil de forma a estar disposto a colaborar sempre e, dessa forma, gerar confiança e não medo nas pessoas, inspirando-as no seu desenvolvimento pleno e incentivando-as a serem mais felizes e criativas.
Sobre o sucesso da Whole Foods, que atua há 36 anos no mercado de autosserviço norte-americano e é um grande case de sucesso, o executivo disse que os principais trunfos da rede são ter colaboradores felizes e oferecer uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.
Convenção ABRAS 2014
Data: de 16 a 18 de setembro
Local: Bourbon Convention & Spa Resort – Atibaia –SP (Rodovia Fernão Dias, s/nº, km 37,5 - Atibaia - SP) www.abras.com.br
*Giseli Cabrini, especial para a revista SuperHiper, publicação da ABRAS
Veja mais >>>
18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

