Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2014 11:35 - Pesquisa aponta mudanças nos hábitos de consumo

Da mesma forma que a combinação entre o aumento da renda e a maior disponibilidade de crédito modificou o perfil de consumo do brasileiro nos últimos anos, ao longo de 2014, o consumidor viu sua renda ser corroída pelo aumento dos preços e seu poder de compra diminuir com o avanço dos meses. Diante desse cenário, os hábitos foram alterados mais uma vez, e medidas como corte de gastos na compra de supérfluos, redução de idas aos pontos de vendas, diversificação dos canais de compras, opção por itens mais baratos e racionamento das aquisições estão cada vez mais comuns.

Estas e outras percepções foram levantadas e avaliadas por institutos de pesquisa em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a Nielsen, por exemplo, as mudanças de hábitos de consumo impactaram diretamente na preferência por formatos de lojas com menos serviços e foco em preço baixo. Fato que comprova isso é que o chamado atacarejo cresceu 9% no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2013, enquanto os supermercados e hipermercados apresentaram alta de apenas 1,48% no mesmo confronto.

Na avaliação do diretor de atendimento da Nielsen, Olegário da Cruz de Araújo, estas mudanças indicam como o setor supermercadista pode driblar estas situações adversas vividas junto aos consumidores. "As empresas precisam focar na simplicidade e na produtividade. Mais uma vez, a dinâmica regional impera diante dessa situação e faz a diferença em um setor que é extremamente competitivo. Além disso, mesmo em um momento atípico como o que vive atualmente a economia nacional, alguns fatores não se alteram, como é o caso da praticidade e da conveniência, objetivo final dos consumidores nos dias de hoje", observa.

A Kantar Worldpanel, por sua vez, constatou que a cesta de bens de alto consumo desacelerou e voltou ao patamar de 2012, com crescimento de 4,4% no acumulado dos primeiros seis meses deste exercício. Segundo a instituição, todas as classes continuam impulsionando o consumo, mas a freqüência de compra das classes mais baixas da população, que sustentou e grande parte o crescimento do consumo no Brasil nos últimos anos, caiu.

Racionalização - "Com o poder de compra corroído, há uma racionalização das compras. Assim, o consumidor está indo menos vezes aos supermercados e quando vai, concentra seus gastos. Isso também tem gerado mais concorrência, já que as pessoas priorizam canais que ofereçam mais preço e conveniência", explica a diretora da Expert Solutions Kantar, Christine Pereira.

Neste sentido, o estudo da Kantar identificou que o volume médio adquirido no decorrer dos primeiros seis meses deste ano registrou estabilidade frente a mesma época do ano passado (0,5%) - o menor índice dos últimos cinco anos. Em relação à freqüência de idas aos pontos de vendas, a entidade revelou que a média passou de sete por semestre para cinco no decorrer de janeiro a junho deste exercício, o que equivale a cerca de 350 milhões de visitas a menos em cinco anos. Além disso, as compras de despensa representaram 47% do volume da cesta e 84% dos lares optaram por três canais de compras para se abastecer.

"As compras agora estão concentradas em itens de primeira necessidade. Mesmo categorias que cresciam por estarem associadas à praticidade começaram a perder espaço para algumas substitutas. Produtos como leite fermentado, petit suisse, chá líqüido, água mineral e lanche pronto estão diminuindo a saída, enquanto cream cheese, detergente líqüido para roupa, protetor solar, suco pronto e batata congelada estão aumentando", aponta. (MB)



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>