Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2014 11:28 - Supermercadistas latino-americanos criarão metodologia única para medir perdas

* Giseli Cabrini

 

Anúncio foi feito durante segundo painel de palestras e debates do Workshop ALAS 2014

 

            Os supermercadistas latino-americanos acabam de iniciar ações para a criação de uma metodologia única para a mensuração de perdas em seus estabelecimentos. A medida tem por objetivo facilitar a troca de informações entre os empresários do setor filiados à Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) de forma que esses dados sirvam de benchmarking na questão relacionada à prevenção de perdas.  

 

            O anúncio foi feito ontem, 16 de setembro, no fim do Workshop ALAS 2014. O evento promovido pela ALAS aconteceu em paralelo à 48ª Convenção ABRAS 2014 e reuniu cerca de 250 representantes da diretoria da entidade e de associações internacionais e estaduais de supermercados.

 

            As palestras foram marcadas por um clima descontraído no sentido de compartilhar boas práticas já adotadas por redes brasileiras e experiências de outros países latinos relacionadas à prevenção de perdas.

 

            O gerente de Controller do Condor Super Center, Eder Motin, detalhou os 12 passos que envolvem a área de prevenção de perdas da rede. E destacou os resultados obtidos, desde então. “Implantamos a área de prevenção de perdas no Condor, em 2011. Nessa época, nosso índice era da ordem de 2,14% a 2,15%. No primeiro semestre de 2014, esse patamar ficou em 1,64%, ou seja, alcançamos 0,50% de redução.

 

            Além de também compartilhar a experiência do Supermercado Savegnano e dos resultados obtidos com esse tipo de prática, o gerente comercial da rede, Maurílio Júnior Viana, destacou a importância de manter as ações de prevenção de perdas em constante evolução. “Tivemos uma redução de 30% no nosso índice de perdas desde que iniciamos esse trabalho, há dois anos e meio. Diante de um cenário econômico que prioriza a eficiência mercantil, acirramento da concorrência com a entrada de outros players, novas regras fiscais e trabalhistas e mais canais de compras, a prevenção de perdas é algo estratégico no processo de melhoria contínua da operação supermercadista.”

 

            Na sequência, o membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras e executivo do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carlos Rizziolli, reapresentou os dados da 14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, divulgados em 13 de agosto, durante o 2º Fórum Abras de Prevenção de Perdas. “A quebra deve ser pensada como um negócio. E inserida, dessa forma, em todas as discussões que permeiam o nosso negócio de um modo que as ações para prevenir essas perdas consigam extrair a melhor relação custo/benefício.”     

 

O conteúdo detalhado da pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Nielsen, o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), também pode ser conferido na edição de setembro, da SuperHiper.

 

            O presidente da Federação Nacional de Comerciantes da Colômbia (FENALCO), Leonardo López, apresentou dados sobre a pesquisa de prevenção de perdas no varejo colombiano. Ele chamou a atenção sobre as chamadas perdas não identificadas que, segundo o executivo, são as que mais geram prejuízos uma vez que esse desconhecimento dificulta o combate a esse tipo de ruptura.

 

            Além de apresentar os dados sobre prevenção de perdas, Fabián Ramos, executivo da ANTAD (associação nacional mexicana que reúne lojas de autosserviço e de departamento), destacou o crescimento da participação de ações ilícitas praticadas por grupos especializados, um fator que tem atrapalhado a coibição desse tipo de prática. Ele também ressaltou o fato de que no e-commerce as perdas também têm avançado, apesar da tecnologia e do uso de ferramentas de segurança.

 

            O gestor do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Marcos Manéa, que ajudou a coordenar os trabalhos do Workshop ALAS 2014, ressaltou que quantificar e monitorar as perdas dentro do supermercado é a chave para minimizar os prejuízos e aumentar os ganhos. E também muito importante para municiar o setor supermercadista no trabalho de articulação junto ao governo para a criação de políticas públicas voltadas à prevenção de perdas. 

 

             O conteúdo completo das palestras do Workshop ALAS 2014 você confere nos sites: www.escolaabras.com.br e www.alasnet.org.

 

 

Giseli Cabrini é jornalista da revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>