Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2014 11:28 - Supermercadistas latino-americanos criarão metodologia única para medir perdas

* Giseli Cabrini

 

Anúncio foi feito durante segundo painel de palestras e debates do Workshop ALAS 2014

 

            Os supermercadistas latino-americanos acabam de iniciar ações para a criação de uma metodologia única para a mensuração de perdas em seus estabelecimentos. A medida tem por objetivo facilitar a troca de informações entre os empresários do setor filiados à Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS) de forma que esses dados sirvam de benchmarking na questão relacionada à prevenção de perdas.  

 

            O anúncio foi feito ontem, 16 de setembro, no fim do Workshop ALAS 2014. O evento promovido pela ALAS aconteceu em paralelo à 48ª Convenção ABRAS 2014 e reuniu cerca de 250 representantes da diretoria da entidade e de associações internacionais e estaduais de supermercados.

 

            As palestras foram marcadas por um clima descontraído no sentido de compartilhar boas práticas já adotadas por redes brasileiras e experiências de outros países latinos relacionadas à prevenção de perdas.

 

            O gerente de Controller do Condor Super Center, Eder Motin, detalhou os 12 passos que envolvem a área de prevenção de perdas da rede. E destacou os resultados obtidos, desde então. “Implantamos a área de prevenção de perdas no Condor, em 2011. Nessa época, nosso índice era da ordem de 2,14% a 2,15%. No primeiro semestre de 2014, esse patamar ficou em 1,64%, ou seja, alcançamos 0,50% de redução.

 

            Além de também compartilhar a experiência do Supermercado Savegnano e dos resultados obtidos com esse tipo de prática, o gerente comercial da rede, Maurílio Júnior Viana, destacou a importância de manter as ações de prevenção de perdas em constante evolução. “Tivemos uma redução de 30% no nosso índice de perdas desde que iniciamos esse trabalho, há dois anos e meio. Diante de um cenário econômico que prioriza a eficiência mercantil, acirramento da concorrência com a entrada de outros players, novas regras fiscais e trabalhistas e mais canais de compras, a prevenção de perdas é algo estratégico no processo de melhoria contínua da operação supermercadista.”

 

            Na sequência, o membro do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras e executivo do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Carlos Rizziolli, reapresentou os dados da 14ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, divulgados em 13 de agosto, durante o 2º Fórum Abras de Prevenção de Perdas. “A quebra deve ser pensada como um negócio. E inserida, dessa forma, em todas as discussões que permeiam o nosso negócio de um modo que as ações para prevenir essas perdas consigam extrair a melhor relação custo/benefício.”     

 

O conteúdo detalhado da pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, em parceria com a Nielsen, o Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), também pode ser conferido na edição de setembro, da SuperHiper.

 

            O presidente da Federação Nacional de Comerciantes da Colômbia (FENALCO), Leonardo López, apresentou dados sobre a pesquisa de prevenção de perdas no varejo colombiano. Ele chamou a atenção sobre as chamadas perdas não identificadas que, segundo o executivo, são as que mais geram prejuízos uma vez que esse desconhecimento dificulta o combate a esse tipo de ruptura.

 

            Além de apresentar os dados sobre prevenção de perdas, Fabián Ramos, executivo da ANTAD (associação nacional mexicana que reúne lojas de autosserviço e de departamento), destacou o crescimento da participação de ações ilícitas praticadas por grupos especializados, um fator que tem atrapalhado a coibição desse tipo de prática. Ele também ressaltou o fato de que no e-commerce as perdas também têm avançado, apesar da tecnologia e do uso de ferramentas de segurança.

 

            O gestor do Comitê de Prevenção de Perdas da Abras, Marcos Manéa, que ajudou a coordenar os trabalhos do Workshop ALAS 2014, ressaltou que quantificar e monitorar as perdas dentro do supermercado é a chave para minimizar os prejuízos e aumentar os ganhos. E também muito importante para municiar o setor supermercadista no trabalho de articulação junto ao governo para a criação de políticas públicas voltadas à prevenção de perdas. 

 

             O conteúdo completo das palestras do Workshop ALAS 2014 você confere nos sites: www.escolaabras.com.br e www.alasnet.org.

 

 

Giseli Cabrini é jornalista da revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Veja mais >>>