Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2014 18:13 - Indicadores: parte do sucesso de suas vendas

 * Wagner Hilário

 

A importância das métricas de desempenho e resultados para traçar as melhores estratégias

 

Desenvolvimento de métricas e indicadores confiáveis para análise de desempenho, resultado e estabelecimento de estratégias eficazes para supermercados foi o mote das palestras da segunda parte da manhã do Workshop Alas (Associação Latino-Americana de Supermercados), realizado no dia 16 de setembro.

O primeiro a falar do tema foi o profissional da Accenture Brasil, Eduardo Santos, que destacou a simplicidade como melhor remédio para a complexidade do mercado varejista. “Basear a gestão do seu negócio em cima de indicadores confiáveis é uma forma inteligente de simplificar a gestão da empresa”, disse.

Contudo, para isso, é necessário selecionar os indicadores mais apropriados para as demandas da empresa. “É importante o supermercadista focar suas atenções em indicadores que revelem, sobretudo, causa e estruturar uma árvore de indicadores em que se estabelece uma hierarquia de importância, conforme os objetivos da empresa, de modo que não haja sobreposição de dados.”

Na sequência falaram Enrique Penella e Olegário Araújo, da Nielsen, que destacaram a necessidade de as empresas terem ferramentas que “meçam” o comportamento de compra dos consumidores não apenas no ponto de venda, mas através dos diversos canais de comunicação e de venda, principalmente celulares e computadores.

“Só a intuição não resolve mais. É necessário entender com o máximo de acurácia e precisão o mercado, que está em constante transformação e precisa ser constantemente monitorado. Só assim se entende onde estão as oportunidades e se traça estratégias adequadas”, disse Araújo.

“É como a velha máxima: ‘não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se conhece; não se obtém êxito no que não se gerencia”, completou Penella.

Para finalizar o ciclo de palestras sobre a importância e a necessidade dos indicadores, foi a vez do CEO da Erea (Estrategia de Retail Avanzadas), Michael Corcuera, que falou a respeito dos inúmeros dados de que os supermercados já dispõem em seus sistemas, mas pouco ou nada usam. Ele mostrou como sua empresa trabalha, mostrando a importância de analisar dados internos da loja, da cadeia, dos principais fornecedores e também macroeconômicos.

Corcuera enfatizou o olhar do analista sobre os dados, já que muitas dessas informações são públicas e podem ser obtidas por qualquer pessoa.

 

 

        Wagner Hilário é subeditor da revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>