Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

16/09/2014 18:13 - Indicadores: parte do sucesso de suas vendas

 * Wagner Hilário

 

A importância das métricas de desempenho e resultados para traçar as melhores estratégias

 

Desenvolvimento de métricas e indicadores confiáveis para análise de desempenho, resultado e estabelecimento de estratégias eficazes para supermercados foi o mote das palestras da segunda parte da manhã do Workshop Alas (Associação Latino-Americana de Supermercados), realizado no dia 16 de setembro.

O primeiro a falar do tema foi o profissional da Accenture Brasil, Eduardo Santos, que destacou a simplicidade como melhor remédio para a complexidade do mercado varejista. “Basear a gestão do seu negócio em cima de indicadores confiáveis é uma forma inteligente de simplificar a gestão da empresa”, disse.

Contudo, para isso, é necessário selecionar os indicadores mais apropriados para as demandas da empresa. “É importante o supermercadista focar suas atenções em indicadores que revelem, sobretudo, causa e estruturar uma árvore de indicadores em que se estabelece uma hierarquia de importância, conforme os objetivos da empresa, de modo que não haja sobreposição de dados.”

Na sequência falaram Enrique Penella e Olegário Araújo, da Nielsen, que destacaram a necessidade de as empresas terem ferramentas que “meçam” o comportamento de compra dos consumidores não apenas no ponto de venda, mas através dos diversos canais de comunicação e de venda, principalmente celulares e computadores.

“Só a intuição não resolve mais. É necessário entender com o máximo de acurácia e precisão o mercado, que está em constante transformação e precisa ser constantemente monitorado. Só assim se entende onde estão as oportunidades e se traça estratégias adequadas”, disse Araújo.

“É como a velha máxima: ‘não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se conhece; não se obtém êxito no que não se gerencia”, completou Penella.

Para finalizar o ciclo de palestras sobre a importância e a necessidade dos indicadores, foi a vez do CEO da Erea (Estrategia de Retail Avanzadas), Michael Corcuera, que falou a respeito dos inúmeros dados de que os supermercados já dispõem em seus sistemas, mas pouco ou nada usam. Ele mostrou como sua empresa trabalha, mostrando a importância de analisar dados internos da loja, da cadeia, dos principais fornecedores e também macroeconômicos.

Corcuera enfatizou o olhar do analista sobre os dados, já que muitas dessas informações são públicas e podem ser obtidas por qualquer pessoa.

 

 

        Wagner Hilário é subeditor da revista SuperHiper, publicação da ABRAS

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Veja mais >>>