Notícias ABRAS
28/08/2014 14:21 - Supermercados reveem expectativas para baixo
Com economia mais fraca e preços em alta, consumidor vai menos às compras e tíquete médio mostra alguma queda
Gustavo Brigatto
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) cortou de 3% para 1,9% a estimativa de crescimento real para o setor em 2014. Se a previsão se confirmar, essa será a menor taxa de expansão anual do setor no país desde 2006, quando as vendas tiveram avanço real 1,59%.
"Em 2006 estávamos em um patamar de receita de R$ 120 bilhões. A previsão para 2014 é de algo próximo a R$ 300 bilhões", disse o presidente do conselho consultivo da associação, Sussumu Honda, apontando que o desempenho de 2014 deve ser avaliado sob a ótica dos avanços do setor nos últimos anos.
De acordo com a Abras, a economia mais fraca e a inflação em alta têm mudado hábitos de compras dos clientes. Os consumidores vão aos supermercados com menor frequência, para não gastar tanto, e o tíquete médio tem apresentado alguma queda.
Na avaliação de Honda, 2015 não sinaliza cenários de melhora para o setor, já que medidas macroeconômicas demoram a ter efeito. Ele destacou que, independentemente do candidato eleito na corrida para a Presidência da República, a perspectiva é que serão necessárias reformas para destravar o crescimento da economia. "Precisamos mudar muita coisa", disse.
As vendas de supermercados tiveram crescimento real de 3,14% em julho, na comparação com junho. Em relação a julho de 2013, as vendas reais registraram aumento de apenas 0,99%.
No acumulado do ano até julho, as vendas apresentam alta real de 1,48%. Em termos nominais (sem levar em consideração a inflação), o avanço acumulado atinge a variação de 7,74%.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade