Notícias ABRAS
28/08/2014 09:15 - Abras reduz projeção para venda de supermercados em 2014
Projeção de avanço, que era de 3% na comparação com 2013, foi reduzida para 1,9%
Kirill Kudryavtsev/AFP
Supermercado: De janeiro a julho, as vendas reais dos supermercados brasileiros acumulam alta de 1,48%
São Paulo - A associação que representa o setor de supermercados no Brasil, Abras, reduziu a projeção de crescimento para as vendas em 2014 para 1,9 por cento, ante previsão anterior de cerca de 3 por cento, no que pode ser o pior resultado do setor desde 2006.
A entidade vinha sinalizado possível corte na projeção, após um modesto desempenho no primeiro semestre e da expectativa frustrada de impulso das vendas com a Copa do Mundo.
"Agora a projeção está mais real, sabemos que a demanda, não só no nosso setor, deu uma arrefecida", disse o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda. Em 2013, as vendas reais de supermercados no país aumentaram 5,3 por cento.
"O consumidor esta indo menos ao ponto de venda", adicionou Honda, citando a diminuição do crescimento da renda e a inflação elevada entre os fatores que desencorajaram o consumo.
Em julho, as vendas reais dos supermercados brasileiros tiveram crescimento de 0,99 por cento ante mesmo mês de 2013. O avanço no ano até julho ficou em 1,48 por cento, desacelerando ante a alta de 1,57 por cento até junho.
"O consumo está muito ligado a expectativas. O consumidor está escutando nos programas matinais, vespertinos e noturnos noticias de economia", disse Honda.
Já na comparação de julho contra junho, as vendas reais subiram 3,14 por cento. O movimento ocorreu em meio à queda de preços dos principais produtos.
O preço da cesta AbrasMercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo, teve queda de 1,54 por cento de junho para julho, a 371,60 reais. No acumulado de 12 meses, a variação da cesta foi positiva em 4,26 por cento, abaixo da inflação oficial de 6,5 por cento medida pelo IPCA.
A expectativa da Abras é mais positiva para o segundo semestre, período tradicionalmente mais forte em vendas.
Veículo: Portal Exame - 27/08/2014

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo