Notícias ABRAS
28/08/2014 09:15 - Abras reduz projeção para venda de supermercados em 2014
Projeção de avanço, que era de 3% na comparação com 2013, foi reduzida para 1,9%
Kirill Kudryavtsev/AFP
Supermercado: De janeiro a julho, as vendas reais dos supermercados brasileiros acumulam alta de 1,48%
São Paulo - A associação que representa o setor de supermercados no Brasil, Abras, reduziu a projeção de crescimento para as vendas em 2014 para 1,9 por cento, ante previsão anterior de cerca de 3 por cento, no que pode ser o pior resultado do setor desde 2006.
A entidade vinha sinalizado possível corte na projeção, após um modesto desempenho no primeiro semestre e da expectativa frustrada de impulso das vendas com a Copa do Mundo.
"Agora a projeção está mais real, sabemos que a demanda, não só no nosso setor, deu uma arrefecida", disse o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda. Em 2013, as vendas reais de supermercados no país aumentaram 5,3 por cento.
"O consumidor esta indo menos ao ponto de venda", adicionou Honda, citando a diminuição do crescimento da renda e a inflação elevada entre os fatores que desencorajaram o consumo.
Em julho, as vendas reais dos supermercados brasileiros tiveram crescimento de 0,99 por cento ante mesmo mês de 2013. O avanço no ano até julho ficou em 1,48 por cento, desacelerando ante a alta de 1,57 por cento até junho.
"O consumo está muito ligado a expectativas. O consumidor está escutando nos programas matinais, vespertinos e noturnos noticias de economia", disse Honda.
Já na comparação de julho contra junho, as vendas reais subiram 3,14 por cento. O movimento ocorreu em meio à queda de preços dos principais produtos.
O preço da cesta AbrasMercado, que conta com 35 produtos de amplo consumo, teve queda de 1,54 por cento de junho para julho, a 371,60 reais. No acumulado de 12 meses, a variação da cesta foi positiva em 4,26 por cento, abaixo da inflação oficial de 6,5 por cento medida pelo IPCA.
A expectativa da Abras é mais positiva para o segundo semestre, período tradicionalmente mais forte em vendas.
Veículo: Portal Exame - 27/08/2014
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País


