Notícias ABRAS
20/08/2014 08:10 - Perdas nos supermercados chegam a R$ 5,3 bilhões
O indicador de perdas é um instrumento para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles
Durante o Fórum ABRAS de Prevenção de Perdas ocorrido nesta quarta-feira, 13 de agosto, na sede da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo, foi apresentada a 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados. O estudo mostrou que as perdas nas lojas brasileiras chegam a 2,52%*, somando R$ 5,3 bilhões, levando-se em conta o faturamento anual do setor de R$ 272,2 bilhões (Ranking ABRAS-SuperHiper 2014).
Nesta edição, a pesquisa, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras em parceria com FIA/Provar, Ibevar e Nielsen, foi ampliada em termos de abertura de dados, trazendo agora indicadores de perdas segmentados por regiões do País e formatos de loja (supermercado, hipermercado e atacarejo).
“Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de Gestão de Perdas, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da Abras é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção de perdas, que incluem investimentos em tecnologia e processos. O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade Abras, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada.
O Fórum de Perdas ABRAS contou com a participação de mais de 200 profissionais, entre proprietários, diretores e executivos do setor supermercadista, e além da pesquisa foram apresentadas várias palestras explanando sobre a prevenção de perdas e lucratividade no setor. Dentre os temas apresentados estão: “A importância da frente de caixa no controle de perdas”, “Melhoria de Performance: aliando tecnologia, processos e pessoas”, “Influência do RFID na redução de perdas”, “Como evitar perdas e ganhar produtividade no centro de distribuição através da voz”, entre outros.
* Indicador obtido a partir da apuração de perdas a preço de custo em relação ao faturamento líquido.
Veículo: Revista Feed & Food (publicado em 15/08/2014)

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade