Notícias ABRAS
15/08/2014 09:03 - Perdas nos supermercados são maiores que o faturamento da 5ª maior rede
As perdas dos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. Este valor é muito superior ao faturamento da quinta maior rede supermercadista nacional, que no mesmo ano faturou R$ 3, 765 bilhões. O resultado é 2,52% do que o setor faturou no ano passado, quando chegou a R$ R$ 272,2 bilhões.
Os números são 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados, divulgada pela associação brasileira do setor, a Abras, na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto. “O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade Abras, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, disse o presidente da Abras, Fernando Yamada.
“Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de gestão de p, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção, que incluem investimentos em tecnologia e processos” destacou Yamada.
A pesquisa teve 293 respondentes que representam 2.854 lojas, sendo que os supermercados acima de 301 metros quadrados foram 89% do total. Os outros foram supermercados com até 300 metros quadrados, 22%; hipermercado, 13% e atacarejo, com 3%.
O principal objetivo da pesquisa é destacar a relevância do investimento na prevenção de perdas e fornecer parâmetros de comparação dos programas e técnicas utilizadas pelas empresas para combater e prevenir as perdas.
Veículo: Site da Associação Mineira de Supermercados (Publicado em 14/08/2014)

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade