Notícias ABRAS
15/08/2014 09:03 - Perdas nos supermercados são maiores que o faturamento da 5ª maior rede
As perdas dos supermercados brasileiros chegaram a R$ 5,3 bilhões em 2013. Este valor é muito superior ao faturamento da quinta maior rede supermercadista nacional, que no mesmo ano faturou R$ 3, 765 bilhões. O resultado é 2,52% do que o setor faturou no ano passado, quando chegou a R$ R$ 272,2 bilhões.
Os números são 14ª edição da Pesquisa Prevenção de Perdas em Supermercados, divulgada pela associação brasileira do setor, a Abras, na tarde desta quarta-feira, 13 de agosto. “O nosso trabalho aqui na entidade, por meio do nosso importante Comitê de Perdas e Lucratividade Abras, é dar prioridade ao tema “prevenção” porque cada centavo economizado no item perdas vai direto para a coluna de lucratividade da empresa supermercadista, ampliando sua eficiência”, disse o presidente da Abras, Fernando Yamada.
“Ano a ano a pesquisa aponta que o setor vem aprimorando as formas de apurar as perdas (furtos por departamento da loja, quebras de produtos por seção, etc.), com a criação e desenvolvimento de áreas de gestão de p, com profissionais capacitados. Portanto, hoje o indicador de perdas da ABRAS é um instrumento importantíssimo para os supermercadistas compararem seus dados e desenvolverem a partir deles diversas ações de prevenção, que incluem investimentos em tecnologia e processos” destacou Yamada.
A pesquisa teve 293 respondentes que representam 2.854 lojas, sendo que os supermercados acima de 301 metros quadrados foram 89% do total. Os outros foram supermercados com até 300 metros quadrados, 22%; hipermercado, 13% e atacarejo, com 3%.
O principal objetivo da pesquisa é destacar a relevância do investimento na prevenção de perdas e fornecer parâmetros de comparação dos programas e técnicas utilizadas pelas empresas para combater e prevenir as perdas.
Veículo: Site da Associação Mineira de Supermercados (Publicado em 14/08/2014)
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País


