Notícias ABRAS
14/08/2014 14:40 - Redes investem para diminuir perdas nas lojas
As redes varejistas têm se movimentado para diminuir as perdas nos pontos de vendas, medidas essas que podem ajudar na redução dos custos operacionais em até 30%. Apostar em marcas próprias e ter maior controle no prazo de validade, evitando assim a diminuição do mix de produtos; criar porções menores no manuseio de alimentos como pizzas, ou ainda reformular o cardápio. Têm sido essas algumas das estratégias adotadas pelas empresas, pois só no setor supermercadista, as perdas somaram R$ 5,3 bilhões, o que representa 2,52% do faturamento em 2013.
Entre as companhias que veem ações para a prevenção de perdas, a Savegnago Supermercados reduziu os prejuízos em até 30% no ano passado. Localizada na região de Sertãozinho, interior de São Paulo, a rede soma mais de 30 unidades, além de quatro postos de gasolina em cidades como Ribeirão Preto, Franca, Araraquara, São Carlos.
"O varejo brasileiro apresentou um crescimento importante após a chegada de alguns multinacionais, como Carrefour e Walmart, que estimularam a competitividade no mercado", afirmou o gerente comercial da rede, Maurilio Júnior Viana.
De acordo com ele, o movimento tem feito empresas do setor se reinventarem, já que o número de marcas cresceu muito nos últimos anos. "Novas plataformas digitais, como o comércio eletrônico e os 'atacarejos' são os nossos principais concorrentes, uma vez que conseguem praticar preços muito baixos. Outro ponto são as redes de farmácia que roubaram boa parte dos clientes no que diz respeito a categoria de perfumaria", contou.
Para barrar o desperdício e consecutivamente a redução dos lucros, a companhia vem investindo em produtos exclusivos e com melhor qualidade, já que reduzir o número de produtos não está entre os planos da bandeira."Contamos com pelo menos seis marcas exclusivas em nossas gôndolas, sendo que a cada seis meses fazemos um levantamento dos produtos para analisar como estão as vendas e se eles devem permanecer nas unidades", finalizou. Agora, a empresa irá investir em uma auditoria especializada em prevenção, a fim de reduzir ainda mais os números com perdas nos próximos anos.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Nielsen, o Programa de Administração do Varejo (Provar) e o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) apontou que 61% das bandeiras entrevistadas tem um setor específico para a prevenção de perdas, contra 39% que ainda não investiram nisso.
Outro ponto constatado na pesquisa foram as causas que mais trazem prejuízo ao setor hoje: quebra operacional com 33,4%; furto externo 21,4%; furto interno 13,1%; erro administrativo 12,7%, fornecedores com 11,4% e outros com 8%.
Fast-food
Os empresários que atuam no segmento de fast-food, por meio de franquias, também estão atentos as medidas de prevenção de perdas. Na rede Dídio Pizzas, que atende 180 mil consumidores ao mês, o trabalho das nutricionistas foi fundamental para que as perdas fossem reduzidas em 48%. "Nossas lojas tinham prejuízos com o extravio de produtos feito pelos funcionários e na perda do prazo de validade. Para reverter isso, criamos um sistema de porcionamento", disse o fundador da rede Elídio Biazini.
Ao invés de abastecer as lojas com um volume grande de produtos, ou seja, manter o estoque sempre repletos de insumos e mais suscetível a furtos e produtos estragados, quatro nutricionistas desenvolveram o sistema de porções. Baseadas nas vendas diárias de cada loja, foi desenvolvido e implementado o sistema que sempre respeita a necessidade de cada ponto de venda da rede. A iniciativa fez com que a Dídio conseguisse aumentar a rentabilidade, em um ano com o novo sistema, em R$ 20 mil. "Não aumentamos o nosso faturamento, pois não passamos a vender mais pizzas com o processo. O que conseguimos foi aumentar a rentabilidade de cada loja", explicou ele. Com redução que variou de 48% a 60%, dependendo do ponto de venda, a Dídio diminui o número de insumos jogados no lixo devido a exposição (durante o processo de fabricação das pizzas) e tem como meta que todas as lojas, hoje mais de 20 unidades, consigam reduzir até 35% as perdas durante o ano.
Na Pasteca, rede especializada na comercialização de pastéis fundada por Miriam Terezinha Felippi, a medida para reduzir o custo operacional em 10% e aumentar a marca por meio de franquias, foi a terceirização da produção dos recheios dos pastéis e a redução do cardápio. "Em um processo que durou um ano e meio, identificamos os produtos de menor venda e retiramos do cardápio. Além disso, optamos por vender apenas suco de laranja ao invés de ofertar outros sabores", explicou a executiva.
De mais de 600 produtos a venda, passou para 60, sendo 22 salgados, seis doces, além de um tipo de suco e demais bebidas. Ainda segundo a executiva, a terceirização dos recheios dos pastéis também ajudou, pois os custos com a mão de obra consumia boa parte do faturamento da Pasteca. Com todas essas iniciativas, Miriam formatou o seu modelo de franquia, que ela intitula 'chave na mão'. "Quem compra uma franquia da Pasteca recebe a loja pronta para operar."
Veículo: DCI

Veja mais >>>
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar