Notícias ABRAS
14/08/2014 12:11 - Vendas no varejo surpreendem e caem 0,7% em junho, diz IBGE
Expectativa em pesquisa era de que as vendas subissem 0,40% em junho na base mensal segundo a mediana de 24 projeções
Rio de Janeiro - As vendas no varejo do Brasil surpreenderam e recuaram 0,7 por cento por cento em junho sobre maio, pior resultado em dois anos, com fraqueza generalizada entre as atividades e destacando a perda de fôlego da economia brasileira.
Para piorar ainda mais o cenário, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo nesta quinta-feira o resultado de maio, para uma alta de 0,3 por cento contra 0,5 por cento divulgado anteriormente. A queda de junho foi o terceiro resultado mensal negativo no ano e o pior desde maio de 2012.
Na comparação com junho de 2013, as vendas varejistas subiram 0,8 por cento, forte desaceleração ante a alta de 4,7 por cento em maio na mesma base, também revisado de 4,8 por cento.
Os resultados ficaram abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters, cujas medianas apontavam alta de 0,40 por cento em junho sobre maio e de 3,50 por cento na base anual.
De acordo com o IBGE, sete das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram queda na comparação mensal em volume de venda, com destaque para Livros, jornais, revistas e papelaria, com perda de 5,3 por cento.
A única alta nas vendas foi registrada por Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de 0,6 por cento. Boa parte do resultado de supermercados deve ter ocorrido por conta da Copa do Mundo, mesmo que o desempenho do setor tenha ficado abaixo do esperado antes do torneio, disseram economistas na pesquisa da Reuters.
As vendas reais cresceram 1,3 por cento em junho sobre o mesmo período do ano anterior, segundo a associação nacional do setor (Abras). Já o volume de vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, registrou queda 3,6 por cento na base mensal.
Veículo: Portal Exame

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade