Notícias ABRAS
31/07/2014 12:29 - Supermercados podem ter o pior ano desde 2006
Um dos últimos segmentos do varejo que, historicamente, sentem efeitos da desaceleração econômica, o setor supermercadista deve anunciar redução na sua estimativa de expansão para este ano, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Até o momento, a previsão é de expansão real de 3% nas vendas (descontada a inflação medida pelo IPCA/IBGE) em 2014, índice que já estava abaixo do apurado em 2013. Mas um novo número deve ser anunciado nas próximas semanas - abaixo de 3% - o que deve tornar 2014 no pior ano para o setor desde 2006.
Em 2006, os supermercados tiveram queda real nas vendas de 1,59%, e desde então, a taxa de crescimento sempre superou os 3%. No ano passado, o crescimento real foi de 5,4%, e em 2012, de 5,3%. "Vamos esperar fechar o mês de julho, que inclui ainda um período das vendas na Copa do Mundo, para fecharmos esses cálculos", disse o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda.
"Níveis de endividamento continuam comprometendo renda e, com as pressões inflacionárias, o consumidor tem ido menos aos supermercados. Ele faz uma compra maior para o mês e tem reduzido as compras 'picadas' ", disse Honda. "O fato é que o brasileiro está consumindo menos e não poderíamos manter a previsão de crescimento antiga".
A Abras ainda informou ontem crescimento de 1,29% nas vendas em junho sobre o ano anterior e, no acumulado do ano, alta de 1,57%. Houve perda de vigor, já que até maio a alta acumulada estava em 1,62%. O comando da entidade informou ainda que a Copa não teve efeito positivo nos resultados. "O Mundial não chegou a impulsionar tanto as vendas em junho", disse Honda.
Apesar das iniciativas para aumento do crédito na economia, anunciadas na semana passada pelo governo, o setor é mais sensível aos ganhos de renda do que a um maior volume de crédito no mercado.
Nos últimos meses, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour publicaram taxas de expansão nas vendas superiores às do setor. De janeiro a março, enquanto o GPA expandiu em 9,1% as vendas brutas na área alimentar e o Carrefour, 8,3%, o setor cresceu 5,18%, segundo a Abras. Para analistas, essas companhias estariam ganhando participação de mercado no setor.
Abertura de lojas e investimentos na área de atacado e de lojas de bairro (que se expandem mais rapidamente) podem explicar o crescimento mais acelerado desses grupos.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar