Notícias ABRAS
01/07/2014 08:08 - Sazonalidade derruba em 4,5% as vendas dos supermercados
Flávia Milhassi
SÃO PAULO
As vendas reais do setor supermercadista caíram 4,45% em maio, na comparação com abril, e recuaram 0,05% sobre maio de 2013, segundo o Índice de Vendas Mensal medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). De acordo com a entidade, o efeito da sazonalidade, com a Páscoa em abril, foi o principal fator para o desempenho parecer fraco.
"O efeito da sazonalidade, que nos impacta bastante, fez com que houvesse essa queda. O mês de maio foi muito bom e se pegarmos os dados do começo do ano para cá, tivemos um crescimento de 1,62%", disse o presidente do conselho consultivo da entidade, Sussumu Honda. Em valores nominais, as vendas do setor em maio também apresentaram queda, de 4,01% na comparação com o mês anterior. Ante maio de 2013, no entanto, foi registrada alta de 6,33% e, no acumulado do ano, as vendas nominais subiram 7,74%, apurou a Abras.
Para Honda, os meses de junho e julho serão positivos devido a perspectiva de alta nas vendas com os jogos da Copa do Mundo. "Temos sentido uma boa movimentação nos supermercados em dias de jogo. Esse pico de vendas acontece antes e depois dos jogos", disse ele.
Entre as categorias que poderão ser responsáveis pelo aumento no índice de vendas nesses dois meses estão: carnes, bebidas e demais artigos relacionados a festa. Outro fato que pode ajudar o setor apresentar um índice de vendas melhor nesse mês de junho são as vendas de artigos de festa junina. "No Norte e Nordeste, além da Copa, temos as vendas de artigos de festa junina que ajudam a alavancar as vendas", explicou ele.
Mesmo com a perspectiva de dois meses mais robustos, a Abras afirmou ser cedo demais para uma revisão do crescimento do setor supermercadista neste ano. "Desde o começo do ano tivemos uma posição cautelosa e acreditamos que vamos crescer 3% esse ano. Mesmo com o bom desempenho que teremos nos próximos meses ainda é muito cedo para fazer uma nova estimativa. Continuamos com a postura de cautela", disse Honda.
A inflação parece não ser mais um problema ao setor. "O índice que mede a inflação nos supermercados está em 4,23%, abaixo do centro da meta que é 4,5%. Acredito que o próximo semestre será melhor, assim como aconteceu no ano passado, quando crescemos bem."
Veículo: DCI

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade