Notícias ABRAS
28/05/2014 07:53 - Supermercados faturaram mais no mês de abril, diz Abras
São Paulo - As vendas reais do setor supermercadista acumularam alta de 2,82% em abril na comparação com o mês anterior, segundo informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a abril de 2013, as vendas reais registraram alta de 10,29%. No acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, as vendas reais crescem 2,05%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em valores nominais, as vendas do setor em abril apresentaram avanço de 3,51% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a abril de 2013, aumento de 17,22%. No acumulado do ano, as vendas nominais evoluíram 8,11%.
A comparação do mês de abril de 2014 com abril de 2013 é distorcida em razão de um efeito calendário. Em 2013, a Páscoa ocorreu em março e, em 2014, o evento foi realizado em abril. A data tem grande peso nas vendas de alimentos.
O presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, afirma, em nota, que os resultados acumulados do ano mostram o efeito positivo das vendas de Páscoa. "Nossa expectativa é que essa tendência de crescimento continue, pois teremos ainda bons momentos de vendas durante esse ano", diz. "O equilíbrio entre renda e emprego tem mantido as vendas do nosso setor em crescimento, o que motiva investimentos constantes em novas lojas e serviços e em campanhas e promoções", acrescenta.
2014 - A Abras considera que o setor supermercadista ainda tem importantes eventos favoráveis para vendas em 2014, o que deve sustentar as projeções de crescimento em torno de 3% este ano. À reportagem, Sussumu Honda, considerou que as taxas de crescimento não são mais fortes como em anos anteriores, mas acredita que o setor esteja melhor do que outros segmentos do varejo.
Honda destaca que a Copa do Mundo é uma oportunidade relevante este ano. Mesmo que nas grandes capitais as lojas possam operar por menos horas em dias de jogos que forem considerados feriados, há espaço para alta de vendas durante o evento. "Mesmo que haja feriados, o setor vai ser privilegiado porque esperamos vender bem nesses dias, será como um domingo forte de vendas", comentou. Ele destacou a previsão de alta de vendas em bebidas frias e itens como salgadinhos.
Na avaliação do executivo, ainda não preocupa o setor supermercadista alguns sinais de queda de consumo, o que ele avalia que vem prejudicando mais setores como o automotivo ou o de viagens. Para ele, a realização de eleições este ano, apesar de trazer incertezas, pode ser positiva. "Eleição sempre traz aspectos de renda adicional porque há obras em ritmo mais frenético e isso acaba refletindo no varejo", comentou.
Veículo: Diário do Comércio - MG

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade