Notícias ABRAS
02/05/2014 10:55 - Vendas em março caem 5,28% em relação ao ano passado
Comemoração da Páscoa em abril afetou os resultados do setor no Estado
A Páscoa, que neste ano foi comemorada entre os dias 18 e 20 de abril, acumulando com o feriado de Tiradentes, no dia 21, afetou os resultados obtidos pelo setor supermercadista referentes ao mês de março. Segundo o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, como no ano passado o feriado foi celebrado em março, com incremento das vendas, no mesmo período deste ano foi apurada uma queda de 5,28% nessa base de comparação. Em relação a fevereiro o incremento foi de 4,97% e no trimestre, aumento de 1,16%.
"Se o calendário fosse o mesmo, as vendas teriam aumentado", indicou Rodrigues, ressaltando que, apesar de um certo desânimo em diversos segmentos econômicos, o setor supermercadista mineiro mantém as mesmas projeções de investimentos e crescimento. Para este ano a expectativa é de faturamento da ordem de R$ 26,9 bilhões, o que significará um aumento de 3,5% em relação a 2013. No ano passado, o setor apurou receita de R$ 26,8 bilhões, com incremento de 4,93%.
"A desaceleração da economia é uma realidade, com a Copa do Mundo e as eleições. Mas, por outro lado, é importante não ser contaminado por um pessimismo sem embasamento", acredita, argumentando que, desse modo, há risco de se construir uma situação negativa para o próprio negócio. Ele observa que, embora a economia do país não esteja tão aquecida, "ainda há crescimento". Além disso, informou, no setor de supermercado as dificuldades chegam por último, sobretudo porque comercializa gêneros de primeira necessidade.
O Termômetro de Vendas feito pela Amis referente a março apontou que, na comparação com fevereiro, o crescimento foi de 4,97%. Segundo Rodrigues, essa expansão pode ser explicada por dois fatores. O primeiro deles é o calendário de 31 dias de março, contra 28 em fevereiro. Além disso, ele observa que no terceiro mês o consumidor está menos onerado com as despesas do início do ano e já de volta das férias fora do Estado.
Regiões - Ainda em relação a fevereiro, a pesquisa apontou que a maior variação foi percebida no Triângulo Mineiro (5,94%); seguida pela região Central (5,35%); Zona da Mata (5,32%); Sul (5,11%) e Rio Doce (4,45%). Com incremento mais moderados estão as regiões Norte (3,34%) e Centro-Oeste (3,88%).
A comemoração da Páscoa em abril, gerando queda de 5,28% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, afetou também o resultado do trimestre, com incremento de apenas 1,16% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. "Em abril e no próximo trimestre vamos apurar os efeitos de venda da Páscoa", indica.
Os resultados de Minas seguem a média do país. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou no último dia 29 que as vendas cresceram 6,92% no mês de março frente a fevereiro. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve queda de 7,28%, assim como no acumulado do primeiro trimestre, com variação negativa de 0,57% na comparação com igual período de 2013. Os números da entidade nacional também já estão deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Veículo: Diário do Comércio - MG
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

