Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/04/2014 12:32 - Supermercados têm vendas 6,92% maiores

As vendas reais do setor supermercadista do Brasil acumularam alta de 6,92% em março na comparação com o mês anterior, fevereiro, conforme indicador mensal apurado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). Em relação ao mesmo mês de 2013, as vendas registraram queda de 7,82%. No acumulado do ano, ou primeiro trimestre, as vendas nos supermercados nacionais apresentaram queda de 0,57% quando comparadas com o mesmo período do ano anterior.

Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram crescimento de 7,90% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a março de 2013, queda de -2,14%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,18%.

"O setor continua vendendo bem e nossas expectativas continuam positivas. A queda registrada em março deste ano, em relação ao ano passado, é devido à data da Páscoa - segundo evento mais importante para o setor - que em 2013 aconteceu em 31 de março, concentrando todas as vendas naquele mês. Neste ano, a Páscoa foi na terceira semana de abril, que mostrará aumento de vendas na comparação com o mesmo mês do ano passado. Portanto, como se trata de fator sazonal, acredito que em abril já teremos um acumulado positivo de vendas", disse, em nota, o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Outro ponto ressaltado pela entidade foi a menor renda do consumidor. A massa de rendimento médio real habitual dos ocupados foi estimada em R$ 47,2 bilhões em março de 2014, caiu 0,7% em relação a fevereiro. Na comparação com março do ano passado esta estimativa aumentou 4 %. Em março, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela consultoria GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, apresentou alta de 2,92% em relação a fevereiro deste ano, passando de R$ 361,12 para R$ 371,69. Na comparação com março de 2013, o Abrasmercado apresentou alta de 4,65%.

Dia das Mães


Ao que tudo indica, nos meses de abril e maio o setor supermecadista pode apresentar recuperação. Redes como a Cooperativa de Consumo (Coop) e o Super Muffato esperam incremento significativo das vendas impulsionados pela data sazonal, Dia das Mães. A Coop acredita que suas vendas cresçam 8% no período. O Super Muffato está mais otimista, a rede pretende ter incremento de 35% na data. Já o Walmart espera um crescimento nas vendas de smartphones de 60%.


Levantamento aponta que 87% compram on-line

O comércio eletrônico será o grande canal de vendas nos próximos anos. Tudo indica que as empresas deverão realmente prestar atenção nesse segmento, principalmente, por indicadores como o levantamento Neoconsumidor, realizado pela consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza e divulgado ontem em São Paulo.

Entre os entrevistados, pelo menos 87% fazem suas compras pela internet. Já outros 33% afirmaram comprar pela internet, mas ainda assim preferem as lojas. Um dado importante é que 70% desse número são compostos pelas classes C e D, que afirmaram acessar a internet, principalmente, pelo celular.

Ainda de acordo com o estudo, pelo menos 13% dos entrevistados nunca fizeram compras pela internet. Entre os principais fatores para esse resultado estão o receio do consumidor em comprar pela web, além do medo da decepção na hora de receber o produto ou insegurança em não receber. Entre os ouvidos, 54% ainda preferem fazer as compras pessoalmente nas lojas físicas pelo fato de ver o produto e conversar com o vendedor.

Quando avaliada as categorias, o Carrefour apareceu como a marca mais lembrada pelo público que faz compras apenas nas lojas físicas. Já o Extra foi citado como o varejista de preferência do consumidor que compra tanto no on-line como nas unidades da rede. Nas compras on-line, o Walmart foi eleito a empresa mais lembrada pelos entrevistados que só fazem compras através da internet.



Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade

Veja mais >>>