Notícias ABRAS
28/04/2014 12:18 - Grupo Zaragosa: Na carona do atacarejo
Conheça o grupo Zaragoza, a rede de mercados que mais cresceu no País em 2013, e confira os seus planos
A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, exibe uma das mais elevadas rendas per capita do País, com R$ 14.580, cerca de 50% acima da média nacional. Esse cenário, que conjuga bons empregos, alto padrão de renda e qualidade de vida, foi decisivo para fazer da Zaragoza o grupo supermercadista que mais cresceu entre as 20 principais redes do varejo de alimentos no País no ano passado. A empresa, fundada pelo emigrante espanhol Cleber Gomez, faturou 25,4% a mais do que em 2012, com receitas de R$ 1,37 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com isso, a Zaragoza ultrapassou a rede carioca Zona Sul, assumindo a 19ª posição do ranking da Abras, liderado pelo Pão de Açúcar.
Trata-se de um resultado e tanto quando se considera que o mercado teve uma expansão de 5,5% em relação a 2012, fechando o ano com um movimento total de R$ 272,2 bilhões. “O nosso maior diferencial é o foco no público do Vale do Paraíba, que conhecemos muito bem e que tem alto poder de compra”, afirma Flávio Almeida, cofundador e diretor-comercial do grupo. “Também atendemos o pequeno varejo, que está muito mais maduro do que alguns anos atrás e tem crescido acima da taxa do mercado.” Com apenas uma década de existência, o grupo é dono de 13 lojas das bandeiras Villareal Supermercados, voltado para o consumidor final das classes A e B, e da Spani Atacadista, que tem como clientes os pequenos varejistas, restaurantes e bares.
Tanto o nome do grupo quanto o de suas marcas fazem referências à Espanha, terra natal de Gomez, um homem discreto e avesso aos refletores. Nos últimos anos, o grupo tem investido, em média, R$ 35 milhões, estimulado pelo ritmo de abertura de uma loja por ano. Mas, para 2014, os planos são mais agressivos. Há três novas lojas em preparação, o que vai elevar a previsão de investimentos para R$ 65 milhões. “Há uma parcela do público que fugiu dos hipermercados para comprar nos atacarejos”, diz Almeida. Segundo ele, a venda direta para restaurantes feita pela Spani garante a continuidade e o aumento das receitas. “Para nós, a tendência do brasileiro em fazer mais refeições fora do lar veio para ficar”, afirma.
Veículo: Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
19/12/2024 14:27 - AbrasMercado: carnes puxam alta da cesta pelo 3º mês consecutivo19/12/2024 14:20 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 7% em novembro, aponta ABRAS
28/11/2024 17:17 - Cesta de Natal: ABRAS projeta crescimento de 12% no consumo
28/11/2024 14:55 - Cesta AbrasMercado sobe 2,44% em outubro
28/11/2024 14:19 - Consumo nos Lares Brasileiros sobe 3,5% em outubro, aponta ABRAS
28/11/2024 11:00 - ABRAS divulga nota sobre o anúncio das medidas de ajuste fiscal do governo
17/10/2024 08:30 - Dia dos Supermercados: é hoje a nossa super live!
28/10/2024 10:05 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
30/10/2024 10:20 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Ceará apresenta a colaboração entre a indústria e o varejo
30/10/2024 08:25 - É hoje! ABRAS e ACESU realizam evento estratégico para o setor supermercadista cearense
08/11/2024 15:22 - É amanhã! Dia dos Supermercados promete grande movimentação nas lojas
10/11/2024 10:01 - Dia dos Supermercados movimenta todas as lojas do varejo alimentar do País
08/11/2024 10:38 - ABRAS propõe reformulação do PAT
04/11/2024 09:21 - ABRAS celebra Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
31/10/2024 11:23 - Abrasmercado: preço da cesta acumula alta de 2,34% no ano