Notícias ABRAS
28/04/2014 12:18 - Grupo Zaragosa: Na carona do atacarejo
Conheça o grupo Zaragoza, a rede de mercados que mais cresceu no País em 2013, e confira os seus planos
A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, exibe uma das mais elevadas rendas per capita do País, com R$ 14.580, cerca de 50% acima da média nacional. Esse cenário, que conjuga bons empregos, alto padrão de renda e qualidade de vida, foi decisivo para fazer da Zaragoza o grupo supermercadista que mais cresceu entre as 20 principais redes do varejo de alimentos no País no ano passado. A empresa, fundada pelo emigrante espanhol Cleber Gomez, faturou 25,4% a mais do que em 2012, com receitas de R$ 1,37 bilhão, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com isso, a Zaragoza ultrapassou a rede carioca Zona Sul, assumindo a 19ª posição do ranking da Abras, liderado pelo Pão de Açúcar.
Trata-se de um resultado e tanto quando se considera que o mercado teve uma expansão de 5,5% em relação a 2012, fechando o ano com um movimento total de R$ 272,2 bilhões. “O nosso maior diferencial é o foco no público do Vale do Paraíba, que conhecemos muito bem e que tem alto poder de compra”, afirma Flávio Almeida, cofundador e diretor-comercial do grupo. “Também atendemos o pequeno varejo, que está muito mais maduro do que alguns anos atrás e tem crescido acima da taxa do mercado.” Com apenas uma década de existência, o grupo é dono de 13 lojas das bandeiras Villareal Supermercados, voltado para o consumidor final das classes A e B, e da Spani Atacadista, que tem como clientes os pequenos varejistas, restaurantes e bares.
Tanto o nome do grupo quanto o de suas marcas fazem referências à Espanha, terra natal de Gomez, um homem discreto e avesso aos refletores. Nos últimos anos, o grupo tem investido, em média, R$ 35 milhões, estimulado pelo ritmo de abertura de uma loja por ano. Mas, para 2014, os planos são mais agressivos. Há três novas lojas em preparação, o que vai elevar a previsão de investimentos para R$ 65 milhões. “Há uma parcela do público que fugiu dos hipermercados para comprar nos atacarejos”, diz Almeida. Segundo ele, a venda direta para restaurantes feita pela Spani garante a continuidade e o aumento das receitas. “Para nós, a tendência do brasileiro em fazer mais refeições fora do lar veio para ficar”, afirma.
Veículo: Isto É Dinheiro
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

