Notícias ABRAS
26/03/2014 13:59 - Vendas do setor supermercadista acumulam crescimento de 3,6% no primeiro bimestre
As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 3,6% no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quarta-feira (26) pela Associação Brasileira de Supermercados em entrevista coletiva para a imprensa.
Em fevereiro, as vendas do setor apresentaram queda de -4,82% na comparação com janeiro e alta de 2,82% em relação ao mesmo mês de 2013. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, as vendas do setor registraram queda de -4,16% na comparação com janeiro e, quando comparadas a fevereiro de 2013, alta de 8,66%. Já no acumulado do ano, as vendas cresceram 9,51%.
"O resultado apresentado em fevereiro mostra que as vendas continuam evoluindo no setor e as perspectivas são boas, porque nos aproximamos do segundo melhor momento de vendas no ano, que é o período de Páscoa", afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
Abrasmercado: cesta de produtos apresentou queda de -0,93% em fevereiro
Em fevereiro, o Abrasmercado cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, apresentou queda de -0,93% em relação a janeiro deste ano, passando de R$ 364,51 para R$ 361,12. Na comparação com fevereiro de 2013, o Abrasmercado apresentou crescimento de 1,22%.
Os produtos com maiores altas em fevereiro, na comparação com janeiro foram: tomate (8,22%), cebola (3,42%), pernil (2,82%) e margarina cremosa (2,80%). As maiores quedas foram impulsionadas por batata (-9,54%), feijão (-9,44%), leite longa vida (-4,86%) e frango congelado (-4,41%).
Em fevereiro, na comparação com o mês anterior, a cesta da região Sul foi a única que apresentou alta, registrando 0,60% com o valor de R$ 394,86. A cesta da Região Centro-Oeste foi a que apresentou maior queda, com -1,58%, registrando R$ 331,76.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS/Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade