Notícias ABRAS
18/03/2014 07:58 - No Pará, supermercados vão deixar de parcelar compras
Determinação da Aspas valerá a partir do dia 31 de março. Magazines continuarão parcelando compras, segundo associação.
Os supermercados do estado do Pará não vão mais parcelar compras a partir do dia 31 de março. A determinação, da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), não vale para os magazines, que continuarão fazendo o parcelamento das compras.
Os estabelecimentos já começaram a divulgação da nova determinação para os consumidores. Segundo o vice-presidente da Aspas, Jorge Portugal, o objetivo é evitar que as taxas de administradoras de cartão sejam repassadas à população.
"Isso não é questão dos supermercados ganharem com isso. As altas taxas cobradas pelas administradoras de cartão são repassadas para o preço do produto. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a nível nacional, já vem tentando junto ao Banco Central que essas taxas sejam isentas para os supermercadistas", explicou Portugal.
Ainda de acordo com o vice-presidente, a parte de alimentos, devido ser considerado gênero essencial, é a principal área afetada.
"Será uma despesa a menos a ser repassada para o custo do produto. E o gênero alimentício é o maior consumo, então o custo do parcelamento incide ainda mais na composição do preço, formada por uma série de fatores. O não parcelamento vai influenciar para que o aumento dos preços seja menor", afirma.
Para o diretor de fiscalização do Procon, Leandro Pina, é preciso verificar o tipo de contratação que foi estabelecida entre os supermercados e a operadora do cartão. "Se a taxa for a mesma para vestuário e alimentação, ou se for a mesma pessoa jurídica, o que valer para um, vale para outro, a prestação de serviço é a mesma. O Procon vai ter que analisar a situação para verificar se é procedente ou não".
Veículo: Portal G1

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade