Notícias ABRAS
27/02/2014 07:44 - Vendas reais dos supermercados no Brasil sobem 4,5% em janeiro, diz Abras
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 4,5% em janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta quarta-feira. A alta se deu na comparação de janeiro de 2014 com janeiro de 2013, informa a associação em nota.
Na comparação de janeiro com dezembro, as vendas reais do setor apresentaram queda de 20,85%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (IBGE).
Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram queda de 20,41% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a janeiro de 2013, registraram alta de 10,33%. Como se trata do primeiro mês do ano, no acumulado, as vendas cresceram os mesmos 10,33%.
Em comunicado, o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, analisou de forma positiva as vendas de janeiro. “O setor de supermercados iniciou 2014 muito bem. Um dos fatores que contribuiu para o aumento das vendas foi o crescimento da massa de rendimento médio real do trabalhador, que em janeiro deste ano aumentou 3,3% na comparação com janeiro do ano passado”, informa em nota.
A Abras ressalta, porém, que a base de comparação de janeiro de 2013 é considerada baixa. “No início do ano passado, as vendas começaram a crescer de forma mais lenta e só ganharam maior ritmo a partir de julho, beneficiadas pela redução do ritmo da inflação de alimentos e também pelo impacto da desoneração da cesta básica”, informou a associação.
Em janeiro, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de amplo consumo, pesquisada pela consultoria GFK e analisada pela Abras, apresentou alta de 1,15% em relação a dezembro de 2013, passando de R$ 360,35 para R$ 364,51. Na comparação com janeiro de 2013, o preço da cesta subiu 4,47%.
Os produtos com as maiores altas em janeiro, na comparação com dezembro, foram: cebola (16,40%), carne traseiro (6,63%), arroz (4,29%) e leite em pó integral (2,64%). As maiores quedas foram impulsionadas por farinha de mandioca (-4,68%), leite longa vida (-4,17%), tomate (-3,79%) e queijo mussarela (-3,07%).
Veículo: Site Ultimo Instante (26/02)

Veja mais >>>
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo
15/04/2025 09:11 - Preparação, foco e resiliência: os atributos dos “atletas do varejo”
14/04/2025 11:03 - Ranking ABRAS 2025 destaca supermercados como força motriz da economia nacional
14/04/2025 10:55 - Smart Market ABRAS 2025: o maior encontro da comunidade de alta performance do varejo alimentar brasileiro
09/04/2025 09:55 - Comercial Zaffari é a 2ª maior rede supermercadista do RS, segundo o Ranking AGAS 2024
14/04/2025 09:40 - É hoje! Ranking ABRAS 2025 apresenta as 30 maiores empresas supermercadistas do Brasil
11/04/2025 10:38 - Presidente da ABRAS, João Galassi, é homenageado pelo projeto “Ajuda Sul” em prol do RS
11/04/2025 09:33 - Smart Market ABRAS 2025: painel Performance Comercial abordará Pricing e Promoções
10/04/2025 08:46 - Smart Market ABRAS 2025: retail mídia e seleção estratégica de fornecedores serão temas do painel Trade Marketing
08/04/2025 12:25 - Paulo Muzy e Felipe Massa confirmam presença no Smart Market 2025
08/04/2025 09:40 - Smart Market ABRAS 2025: painel Pessoas e Cultura abordará produtividade