Notícias ABRAS
20/02/2014 12:22 - Marcas líderes de vendas estão acessíveis ao pequeno e médio
Empresários de pequeno e médio porte do setor supermercadista têm conseguido ter acesso a negociações com a indústria, para oferecer produtos líderes de vendas em seus estabelecimentos, graças à ajuda do clube de compras e do comitê de redes promovidos pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o vice-presidente da Abras, Adeilton Feliciano do Prado, ao promover essa acessibilidade quem ganha é o setor. "Com a indústria dando maior atenção ao pequeno supermercadista, conseguimos profissionalizar o setor ainda mais", disse. Atualmente, o comitê conta com mais de 300 redes associadas e existe a possibilidade de ser criada uma bandeira nacional, que sirva de apoio A esses empresários. "Entre este ano e 2015 pretendemos ter uma bandeira que representará de forma mais profissional esses players menores. Além da compra no mercado interno, essa bandeira ajudará nos processos de importação", disse Prado.
O presidente da Abras, Fernando Yamada, afirmou que a entidade tem desempenhado um bom papel nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Atuamos forte nessas regiões para que a indústria atenda as demandas, mas a logística é um entrave que deixa essas associações mais difíceis", disse ele. Yamada citou como exemplo o caso de produtos perecíveis. "Os prazos de validade dos produtos perecíveis são menores na comparação com outros países. Nesses casos, a solução é trabalhar com os distribuidores e não com a indústria diretamente", explicou ele. Outro ponto ressaltado por Yamada foi a necessidade de as redes utilizarem o processo de gestão de categoria a favor da operação. Com isso, eles conseguem ofertar um mix mais adequado ao seu público-alvo e região de atuação. "A indústria ajuda nesse processo, com pesquisa de mercado para adequação de mix e público-alvo."
Marcas líderes
Em sua 15ª edição, o ranking Abras de marcas líderes de vendas apontou que, no ano passado, a indústria para sobreviver em um cenário econômico desfavorável lançou mais produtos que em 2012, conforme explicou Fábio Gomes, gerente de atendimento da Nielsen (parceira da entidade nas pesquisas setoriais). "Sem essa movimentação haveria retrocesso para a indústria e as vendas nos supermercados também seriam afetadas", explicou.
No total foram identificadas 220 marcas diferentes, que lideraram o gosto do consumidor, mesmo em um cenário mais complicado de vendas enxutas e menor tíquete médio. Entre as empresas que mais venderam dentro dos supermercados estão: 3 Corações, na categoria café e cappuccinos; Ambev na categoria cervejas com a marca Skol; Nivea na categoria higiene e beleza; na mesma categoria, a L'Óreal desbancou outras marcas de esmalte com a marca Colorama e as tinturas de cabelo com a sua linha Impedia. A BRF consagrou-se líder de vendas com as marcas Elegê, Perdigão, Qualy e Sadia nas categorias de produtos congelados, margarinas e salgados. Também foram listadas no ranking, Sanofi, Salton, Massa Leve, Mars Brasil, entre outras.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

