Notícias ABRAS
20/02/2014 12:22 - Marcas líderes de vendas estão acessíveis ao pequeno e médio
Empresários de pequeno e médio porte do setor supermercadista têm conseguido ter acesso a negociações com a indústria, para oferecer produtos líderes de vendas em seus estabelecimentos, graças à ajuda do clube de compras e do comitê de redes promovidos pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o vice-presidente da Abras, Adeilton Feliciano do Prado, ao promover essa acessibilidade quem ganha é o setor. "Com a indústria dando maior atenção ao pequeno supermercadista, conseguimos profissionalizar o setor ainda mais", disse. Atualmente, o comitê conta com mais de 300 redes associadas e existe a possibilidade de ser criada uma bandeira nacional, que sirva de apoio A esses empresários. "Entre este ano e 2015 pretendemos ter uma bandeira que representará de forma mais profissional esses players menores. Além da compra no mercado interno, essa bandeira ajudará nos processos de importação", disse Prado.
O presidente da Abras, Fernando Yamada, afirmou que a entidade tem desempenhado um bom papel nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Atuamos forte nessas regiões para que a indústria atenda as demandas, mas a logística é um entrave que deixa essas associações mais difíceis", disse ele. Yamada citou como exemplo o caso de produtos perecíveis. "Os prazos de validade dos produtos perecíveis são menores na comparação com outros países. Nesses casos, a solução é trabalhar com os distribuidores e não com a indústria diretamente", explicou ele. Outro ponto ressaltado por Yamada foi a necessidade de as redes utilizarem o processo de gestão de categoria a favor da operação. Com isso, eles conseguem ofertar um mix mais adequado ao seu público-alvo e região de atuação. "A indústria ajuda nesse processo, com pesquisa de mercado para adequação de mix e público-alvo."
Marcas líderes
Em sua 15ª edição, o ranking Abras de marcas líderes de vendas apontou que, no ano passado, a indústria para sobreviver em um cenário econômico desfavorável lançou mais produtos que em 2012, conforme explicou Fábio Gomes, gerente de atendimento da Nielsen (parceira da entidade nas pesquisas setoriais). "Sem essa movimentação haveria retrocesso para a indústria e as vendas nos supermercados também seriam afetadas", explicou.
No total foram identificadas 220 marcas diferentes, que lideraram o gosto do consumidor, mesmo em um cenário mais complicado de vendas enxutas e menor tíquete médio. Entre as empresas que mais venderam dentro dos supermercados estão: 3 Corações, na categoria café e cappuccinos; Ambev na categoria cervejas com a marca Skol; Nivea na categoria higiene e beleza; na mesma categoria, a L'Óreal desbancou outras marcas de esmalte com a marca Colorama e as tinturas de cabelo com a sua linha Impedia. A BRF consagrou-se líder de vendas com as marcas Elegê, Perdigão, Qualy e Sadia nas categorias de produtos congelados, margarinas e salgados. Também foram listadas no ranking, Sanofi, Salton, Massa Leve, Mars Brasil, entre outras.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional