Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/01/2014 11:47 - Supermercados recuperam vendas, mas veem este ano com cautela

Após ter registrado em 2012 o pior desempenho em volume vendido nos supermercados nos últimos cinco anos, o setor registrou uma retomada no ritmo em 2013, informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com isso, as lojas voltaram a alcançar uma quantidade de itens vendidos um pouco acima do apurado três anos atrás, em 2011. A base de comparação fraca ajuda a explicar o resultado. Não é algo para se celebrar, mas o cenário abre espaço para uma recuperação maior no volume em 2014 - o melhor termômetro da demanda doméstica.

Em 2013, o repique inflacionário na primeira metade do ano atrapalhou o mercado, mas a isenção de impostos federais da cesta básica deu novo fôlego, levando à expansão de 0,8% no volume vendido sobre 2012, relata a Abras, em pesquisa com a Nielsen. Em 2012, houve queda de 0,3% na quantidade vendida, o pior número da série, iniciada em 2009. Nos anos anteriores, o volume subiu mais: 3,2% (2009), 6,7% (2010) e 1,8% (2011).

"Não é uma taxa [alta de 0,8%] para se comemorar, mas não é algo tão fraco. O setor de varejo vem crescendo continuamente desde 2008. Há dois, três anos chegamos a crescer 6%, 7%. Esse número de 2013 é algo positivo diante de cenário adverso", disse o gerente de atendimento da Nielsen, Fábio Gomes. "Temos que considerar que em 2013, o mercado de bebidas desacelerou. Se excluíssemos esse setor, a alta seria maior", afirmou Sussumu Honda, presidente do conselho consultivo da associação.

Com a tímida alta no volume, a lucratividade pode ser alcançada por meio de alta nos preços (que amplia receita líquida e melhora os balanços), pelo corte de despesas e por ganhos de eficiência.

Nielsen e Abras não tem previsão de crescimento para o volume vendido em 2014. "Deve ser maior que 1%, mas ainda não dá para cravar um porcentual", disse Gomes.

Em relação às vendas reais dos supermercados, a entidade prevê perda no ritmo de expansão em 2014, com estimativa de alta de 3% neste ano. No ano passado foi apurada elevação de 5,36% nas vendas reais (deflacionada pelo IPCA). Ou seja, a venda real cresceu mais de 5% e o volume subiu 0,8% em 2013. As duas pesquisas, de venda em valor e volume, têm fontes de dados diferentes (a Abras ouve seus associados para chegar ao faturamento e a Nielsen apura o volume nas lojas). Além disso, a discrepância nas taxas também pode ocorrer quando o consumidor compra itens de preço maior.

A pesquisa da Nielsen confirmou que os supermercados de pequeno porte, com um a quatro caixas, tiveram melhor desempenho em 2013, com alta de 3,1% no volume vendido. Lojas com cinco a nove caixas tiveram aumento de 2%. Nos hipermercados, com 20 ou mais caixas, houve queda de 2,6%, o pior desempenho. "As vendas dos hipermercados caem há cinco ou seis anos como reflexo da mudança de comportamento de compra do cliente", afirmou Gomes.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>