Notícias ABRAS
29/01/2014 13:18 - Vendas do setor supermercadista no Brasil cresceram 5,36% em 2013
Setor se mantém otimista em 2014 e prevê crescimento de cerca de 3% neste ano
"O resultado das vendas registrado em 2013 é sem dúvida, um dos melhores desempenhos entre os diversos setores da economia brasileira no ano", diz o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS , Sussumu Honda. Coletiva de Imprensa realizada pela ABRAS na manhã de hoje (29/1)
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 5,36% em 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quarta-feira (29), em entrevista coletiva da ABRAS, em São Paulo.
Em dezembro, as vendas do setor apresentaram alta de 20,62% na comparação com o mês anterior e alta de 2,87% em relação ao mesmo mês de 2012. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, as vendas do setor em dezembro apresentaram crescimento de 21,73% em relação ao mês anterior e, quando comparadas ao mesmo mês de 2012, alta de 8,95%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 11,92%.
Em 2013, o setor conseguiu resultado acima das expectativas iniciais lançadas pela ABRAS, que em sua primeira projeção, no início do ano passado esperava um resultado de 3,5% no ano e que foi revisada para 4,5% em agosto.
"As vendas do setor conseguiram atingir um resultado acima de nossas expectativas iniciais no ano passado. É um resultado para se comemorar, pois é sem dúvida, um dos melhores desempenhos entre os diversos setores da economia brasileira em 2013", afirma o presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.
O setor supermercadista se mantém otimista. "Em 2014, esperamos um ano muito parecido com o de 2013, com o PIB crescendo pouco, mas com a manutenção dos baixos níveis de desemprego. Diante deste cenário, calculamos mais um ano de crescimento para o setor, próximo a 3%", afirma Honda.
Abrasmercado: cesta de produtos apresentou alta de 0,14%
Em dezembro, o Abrasmercado cesta de 35 produtos de largo consumo, pesquisada pela GFK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, apresentou alta de 0,14% em relação a novembro de 2013, passando de R$ 359,83 para R$ 360,35.Na comparação com dezembro de 2012, o Abrasmercado apresentou crescimento de 5,43%.
Os produtos com maiores altas em dezembro, na comparação com novembro, foram: cebola (8,29%), tomate (7,07%), farinha de mandioca (4,16%), frango congelado (3,52%). As maiores quedas foram impulsionadas por leite longa vida (-7,01%), batata (-3,49%), feijão (-2,86%), leite em pó integral (-1,60%).
Em dezembro, na comparação com o mês anterior, a cesta da região Centro-Oeste apresentou a maior alta, registrando 1,34% com o valor de R$ 328,25.
Volume de vendas cresceu 0,8% em 2013
De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a ABRAS, o autosserviço brasileiro apresentou, no ano de 2013, crescimento de 0,8% nas vendas em volume, em comparação a 2012 (cuja variação ficou em -0,3%).
A cesta outros que contêm principalmente produtos de bazar foi a que apresentou o maior crescimento, com 4,1%, seguida da cesta de limpeza caseira, com 3,0%. A cesta de mercearia salgada cresceu 2,2%, a de higiene e beleza 2,1% no volume de vendas; perecíveis, 1,3%; mercearia doce, 0,6%. As categorias de bebidas alcoólicas e não alcoólicas apresentaram quedas, de -1,8% e -1,9%, respectivamente.
Os produtos que apresentaram maior crescimento em volume vendido em 2013 foram sucos de frutas pronto para consumo, com 12,9%; leite fermentado, 12%, óleo e azeite, com 8,3%, amaciante de roupas, com 8,2%, sabão e detergente para roupas, com 6,4%.
As maiores quedas aconteceram nos seguintes produtos: bebida a base de soja, com -20,5%, álcool, com -15,2%, açúcar, com -9,1%, sabão em barra, com - 8,8%, farinha de trigo, com -7,1%.
Em 2013, os supermercados de pequeno porte (com 1 a 4 check-outs) foram os que apresentaram melhor desempenho com crescimento, 3,1%, o modelo de 5 a 9 check-outs apresentou alta de 2,0%. O modelo que compreende os hipermercados de 20 ou mais check-outs teve o pior desempenho queda de -2,6%, seguido pelo modelo de 10 a 19 check-outs (-0,2%), segundo o levantamento da Nielsen.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS/Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo