Notícias ABRAS
21/01/2014 15:20 - Workshop ACESU & ABRAS reúne cerca de 150 supermercadistas da capital e do interior do Ceará
Mais de 150 executivos do setor supermercadistas da capital e também do interior do Estado do Ceará participaram nesta terça-feira (21) do workshop "Conhecimento e networking do setor supermercadista no Ceará", promovido pela Associação Cearense de Supermercados (ACESU) e pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). A diretoria da associação estadual participou do seminário aberto pelo seu presidente, Severino Ramalho Neto, que deu as boas vindas a todos os participantes e falou da importância da iniciativa.
Workshop Acesu e ABRAS reuniu mais de 150 supermercadista no Ceará
No evento os empresários conheceram os principais fatores que geram perdas nos supermercados, de acordo com a pesquisa de Perdas, realizada todos os anos pela ABRAS em parceria com Ibevar, Provar/FIA e Nielsen. Os dados foram apresentados pelo Gerente da Fundação ABRAS, Marcos Manéa.
Ainda tratando de Perdas, o coordenador do Comitê de Perdas da ABRAS, Eder Ismael Motin, explicou em sua palestra o que os supermercadistas devem conhecer para minimizar as perdas e aumentar os lucros.
"Nosso objetivo é aumentar os lucros e transformar em dinheiro revertido ao lucro líquido da empresa, para tanto, deve haver um planejamento estratégico de prevenção de perdas e patrimônio, começando pela missão - quem eu sou?, a visão - para onde eu quero ir?, e quais os meu valores - de acordo com a cultura da empresa. O início tem que contar com a adesão do presidente da empresa, ou da alta diretoria ou do dono da loja, além da escolha de um funcionário que tenha a cultura da empresa", explicou Motin.
O executivo destacou também a importância de se criar processos, acompanhar, treinar, medir, monitorar esses indicadores. "O início se dá pelo inventário, é a partir dele que você irá fazer a mensuração dos dados da sua loja. Tenha certeza de que cumprindo todos esses requisitos, os seus lucros irão aumentar e garantir a sobrevivência da sua empresa", concluiu.
Outros temas apresentados no evento foram o uso de tecnologias para aumentar a eficiência das lojas, como o uso as etiquetas eletrônicas de gôndolas mostradas na palestra do executivo da RR Etiquetas, Carlos Queiróz. Já Marcelo Portilho, estrategista de Mercados Financeiros do Banco Safra, falou sobre cenário econômico do Brasil diante de um contexto de frágil retomada global.
Na palestra da Gerente de Shopper&Retail da Kantar WordPanel, Flávia Amado, os participantes conheceram um pouco mais sobre o novo consumidor brasileiro.
Workshop ABRAS&Estaduais
Já estão programados Workshop Abras & Estaduais para os estados da Paraíba, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pará, Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal. O próximo evento, em João Pessoa, está agendado para 12 de fevereiro.
Fonte: Redação Portal ABRAS

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo