Notícias ABRAS
20/12/2013 08:02 - Vendas reais dos supermercados no Brasil sobem 9,78%
Supermercado: produtos com maiores altas em novembro foram o tomate ( 13,39 por cento), batata ( 5,98 por cento) e pernil ( 4,83 por cento)
São Paulo - As vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 9,78 por cento em novembro ante igual mês do ano passado, divulgou a associação que representa o setor, Abras, nesta quinta-feira, num resultado avaliado como muito positivo pela entidade.
No acumulado dos onze meses de 2013, o avanço foi de 5,65 por cento. Já na comparação com outubro, as vendas de novembro tiveram alta de 3,26 por cento.
"O Índice de Vendas mais uma vez apresentou crescimento expressivo em novembro sobre o mesmo mês do ano anterior, o que mostra que o brasileiro continua consumindo bem, pois sua renda permanece estável", afirmou o presidente da Abras, Fernando Yamada, em nota.
Ele complementou que as perspectivas continuam boas para o final de ano, ressaltando que as vendas reais deverão ficar acima de 5 por cento no consolidado do ano, "o que sem dúvida é um ótimo resultado".
Preços
A cesta Abrasmercado, que reúne 35 produtos de largo consumo analisados pela GfK, teve alta de 0,34 por cento sobre outubro e de 6,82 ante novembro do ano passado, chegando a 359,86 reais.
O avanço anual superou o do IPCA, que subiu 5,77 por cento no mesmo período, observou a Abras.
Os produtos com maiores altas em novembro foram o tomate (+13,39 por cento), batata (+5,98 por cento) e pernil (+4,83 por cento). Por outro lado, as maiores quedas foram do feijão (-5,90 por cento), leite longa vida (- 4,25 por cento) e creme dental (-1,6 por cento).
Considerando os onze primeiros meses de 2013, o produto cujo preço mais subiu foi a farinha de trigo (+31,3 por cento). Na outra ponta, o maior recuo foi assumido pela cebola, que caiu 23,3 por cento no período.
Veículo: Site Exame(19/12)

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo