Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

09/12/2013 14:21 - ACESU lança Campanha De Olho na Validade em parceria com o Decon e Ministério Público do Estado do Ceará

Cartazacesu
Cartaz de divulgação da campanha De Olho na Validade, que começa hoje (9/12) nos supermercados do Ceará
  
A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) lança hoje (9/12), a campanha De Olho na Validade, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará e com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). A campanha tem como objetivo agilizar a troca de produtos com validade vencida, além de educar o consumidor sobre seus direitos, e melhorar o serviços do setor supermercadista, para que a confiança e credibilidade possam ser potencializadas.


"A proposta da De Olho na Validade traz muitos benefícios não só para o nosso consumidor, mas para o próprio estabelecimento que terá maior diálogo com seus clientes, além de ser um mecanismo para qualificar ainda mais o atendimento das lojas cearenses", destaca o presidente da ACESU, Severino Ramalho Neto.


As lojas participantes são identificadas por meio de cartazes e todo o material de comunicação com o regulamento e o manual de sinalizações a serem aplicadas nas lojas, estarão disponíveis na sede da ACESU para os supermercados associados que possuem interesse em fazer parte da iniciativa.


De acordo com os termos da campanha, o cliente que encontrar qualquer produto vencido antes de passar pelo caixa, receberá gratuitamente o mesmo produto dentro da validade. Segundo o presidente da ACESU, Severino Neto, a associação pretende se mobilizar para que todos os supermercados associados participem de forma efetiva da campanha.



Estados

Além do Ceará mais 14 estados brasileiros já aderiram a campanha De Olho na Validade, além do Distrito Federal, são eles: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.


A Campanha é resultado de um intenso trabalho e parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (INDEC), Câmara Técnica do Comércio Supermercadista e Fundação Procon, além das 27 associações estaduais supermercadista filiadas à ABRAS. A primeira entidade estadual a realizar a campanha foi a Associação Paulista de Supermercados (APAS).


Comunicação

As lojas que aderirem a De Olho na Validade são identificadas por meio de cartazes próximos aos caixas e as gôndolas para dar ciência aos consumidores. A campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa). Se a loja não possuir o mesmo produto, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.


Para os supermercados que não aderiram ao programa, as regras válidas são as estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor que determina que os comerciantes que colocam à venda produtos inadequados ao consumo devem substituir o item por outro similar ou restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.


 

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da ACESU/ Portal ABRAS

 

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>