Notícias ABRAS
09/12/2013 14:21 - ACESU lança Campanha De Olho na Validade em parceria com o Decon e Ministério Público do Estado do Ceará
A Associação Cearense de Supermercados (ACESU) lança hoje (9/12), a campanha De Olho na Validade, em parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará e com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). A campanha tem como objetivo agilizar a troca de produtos com validade vencida, além de educar o consumidor sobre seus direitos, e melhorar o serviços do setor supermercadista, para que a confiança e credibilidade possam ser potencializadas.

Cartaz de divulgação da campanha De Olho na Validade, que começa hoje (9/12) nos supermercados do Ceará
"A proposta da De Olho na Validade traz muitos benefícios não só para o nosso consumidor, mas para o próprio estabelecimento que terá maior diálogo com seus clientes, além de ser um mecanismo para qualificar ainda mais o atendimento das lojas cearenses", destaca o presidente da ACESU, Severino Ramalho Neto.
As lojas participantes são identificadas por meio de cartazes e todo o material de comunicação com o regulamento e o manual de sinalizações a serem aplicadas nas lojas, estarão disponíveis na sede da ACESU para os supermercados associados que possuem interesse em fazer parte da iniciativa.
De acordo com os termos da campanha, o cliente que encontrar qualquer produto vencido antes de passar pelo caixa, receberá gratuitamente o mesmo produto dentro da validade. Segundo o presidente da ACESU, Severino Neto, a associação pretende se mobilizar para que todos os supermercados associados participem de forma efetiva da campanha.
Estados
Além do Ceará mais 14 estados brasileiros já aderiram a campanha De Olho na Validade, além do Distrito Federal, são eles: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A Campanha é resultado de um intenso trabalho e parceria entre a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (INDEC), Câmara Técnica do Comércio Supermercadista e Fundação Procon, além das 27 associações estaduais supermercadista filiadas à ABRAS. A primeira entidade estadual a realizar a campanha foi a Associação Paulista de Supermercados (APAS).
Comunicação
As lojas que aderirem a De Olho na Validade são identificadas por meio de cartazes próximos aos caixas e as gôndolas para dar ciência aos consumidores. A campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de venda (antes de passar pelo caixa). Se a loja não possuir o mesmo produto, deverá entregar um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido receberá a mesma quantidade de produtos.
Para os supermercados que não aderiram ao programa, as regras válidas são as estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor que determina que os comerciantes que colocam à venda produtos inadequados ao consumo devem substituir o item por outro similar ou restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ACESU/ Portal ABRAS
Veja mais >>>
18/12/2025 08:50 - Abrasmercado: queda de preços perde intensidade em novembro, apesar de novo recuo da cesta (0,05%)18/12/2025 11:23 - Consumo das famílias mantém ritmo e cresce 4,97% na comparação anual, aponta ABRAS
10/12/2025 11:41 - ABRAS promove jantar exclusivo durante a NRF 2026 em Nova York
27/11/2025 17:33 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 4,33% na comparação anual, aponta ABRAS
17/11/2025 15:54 - Se é pra por mais comida na mesa do trabalhador, tá valendo!
12/11/2025 13:47 - Atualização do PAT traz eficiência e beneficia consumidores e empresas
12/11/2025 09:43 - Cencosud alcança crescimento de 5,1% em sua receita no 3T25
10/11/2025 16:14 - ABRAS celebra o Dia dos Supermercados com jantar especial em SP
11/11/2025 16:06 - MAIS ALIMENTAÇÃO, MENOS INTERMEDIAÇÃO
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país

