Notícias ABRAS
26/11/2013 08:07 - Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo já traz benefícios às lojas
O quinto dia de aula do primeiro módulo "Estratégia de Categorias" da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo chegou ao fim. Nesta terça-feira (26 de novembro), os consultores da McKinsey fizeram um resumo das últimas quatro aulas e logo entraram na pauta do dia, que consistia na apresentação acerca da alocação de espaço nas lojas e as estratégias das categorias "Bebidas" e "Mercearia Doce" dos Supermercados Violeta.
Antes de entrar propriamente no conteúdo do dia, o vice-presidente e diretor de Treinamento e Desenvolvimento da APAS, Pedro Celso Gonçalves, deu as boas vindas aos supermercadistas e agradeceu o empenho e confiança em participarem do primeiro módulo de capacitação da Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo. "Juntos, podemos fortalecer ainda mais o setor", afirmou.
José Eduardo de Carvalho, diretor dos Supermercados Violeta e também da APAS Distrital Oeste, ressaltou a importância do curso em prol do incremento das vendas da rede. "Estamos colocando em prática toda a teoria vista aqui. E com as mudanças propostas ao longo das aulas, já aumentamos a participação e vendas das seções de bomboniere e papel higiênico, de nossas lojas, em 11% e 9%, respectivamente", comemorou.
Maurício Cavicchiolli, gerente operacional da rede São Vicente e diretor de Responsabilidade Ambiental da APAS, também elogiou o curso. Segundo ele, apesar de ser a primeira turma, no qual ele denominou como uma "incubadora de ideias", o supermercadista elogiou a riqueza de detalhes do conteúdo. "Os dados apresentados são extremamente utilizáveis na prática, sem contar a troca de informações e dados entre os supermercados aqui presentes", disse. De acordo com Cavicchiolli, o conteúdo abordado pode ser aplicado na rotina de atividades da rede São Vicente. "Vamos prestar atenção em muitas coisas que não observávamos e já podemos perceber que os resultados são bem interessantes", complementou.
O curso
A Academia ABRAS, APAS e McKinsey de Varejo foi idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas. Além disso, o conteúdo aborda a correta categorização dos produtos, em prol do incremento das vendas. As quatro primeiras aulas atenderam em cheio às expectativas dos supermercadistas e também foram destaque na edição de Novembro da Revista Acontece APAS.
A última aula será realizada nesta quarta-feira (27 de novembro), das 8h30 às 17h30, na Sede da APAS, em São Paulo. O módulo completo contempla a carga horária de 48 horas (dividida em seis dias, com 8h cada) e conta com a participação de 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados.
Fonte: Assessoria de Comunicação da APAS

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional