Notícias ABRAS
12/11/2013 11:44 - Rede de supermercado quer figurar entre as 10 primeiras do setor
A experiência com a agricultura e o plantio de arroz, renderam à família Savegnago o interesse em atuar com alimentos, mas de uma forma diferente. Há 37 anos no mercado brasileiro de supermercados, a rede de Sertãozinho, no interior de São Paulo, é comanda até hoje em família, na figura do fundador Aparecido Savegnago e seus filhos, José Carlos , Antônio Aparecido e Sebastião Edson.
Para os próximos anos, a expectativa é ultrapassar os R$ 1,6 bilhão de faturamento e se consolidar no setor supermercadista entre as 10 maiores do setor. A primeira unidade da rede foi inaugurada em Sertãozinho, cidade com pouco mais de 100 mil habitantes e a cerca de 300 quilômetros de distância da capital paulista. Para chegar às 31 unidades de hoje, a rede passou por altos e baixos, mas sem perder a liderança no interior paulista.
Em 2008, a rede, que tem planos de ficar entre as 10 maiores empresas do setor, posições hoje disputadas entre o Sonda Supermercados, Condor, Super Muffato entre outros, chegou a afirmar que compraria a Rede Gimenes, mas o negócio não se efetivou. A desistência evitou que a líder do setor no interior de São Paulo, e que ocupa a 15ª posição no ranking das maiores redes supermercadistas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), enfrentasse um grande problema. No ano seguinte, o Grupo Ricoy e o Carrefour dividiram a compra das lojas da rede Gimenes após a empresa pedir recuperação judicial.
Mas o susto não frustrou os planos de expansão da Savegnago. Em 2011, para ampliar atuação, a bandeira interiorana investiu cerca de R$ 40 milhões na compra de cinco unidades que pertenciam ao grupo francês Carrefour nas cidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Monte Alto.
Na data, a rede chegou a 29 lojas em funcionamento, já que todas as operações adquiridas passaram por conversão de bandeira. O superintendente Sebastião Edson Savegnago, mais conhecido como Chalim Savegnago, afirmou em entrevista ao DCI que o segredo do sucesso da rede Savegango está no bom atendimento e na preocupação com a qualidade do que é ofertado ao consumidor. "A rede Savegnago dá prioridade a uma relação ética e de transparência com os seus diferentes públicos. Além disso, a qualidade dos produtos vendidos é uma preocupação constante da rede, assim como a segurança alimentar de nossos clientes", disse.
Com esses princípios, a bandeira, que já tem 31 lojas em atuação, atua somente com o varejo alimentar e usa de outros serviços para atrair a atenção dos seus consumidores que, segundo Savegnago, é a família em geral. "Nas nossas lojas, os consumidores contam com setores como: açougues com carnes de ótima procedência e cortes especiais; padaria com receitas exclusivas e caseiras; frutas, legumes e verduras abastecidos todos os dias e trazidos direto do produtor", explicou ele. Para atender às lojas da rede, o centro de distribuição da Savegnago, localizado em Ribeirão Preto, movimenta cerca de 65 mil caixas por dia.
Além disso, a bandeira se preocupa em trazer a tão esperada comodidade para os seus consumidores, logo, na maioria das suas lojas, eles encontram serviços como lotérica e cinema. "Em várias lojas da rede Savegnago há a junção de outras operações que agregam serviços como: café, floricultura, adega de vinhos, lotéricas, perfumarias, lojas de vestuários infantis, calçados, entre muitas outras opções", argumentou o superintendente, ao que completou: "Em Sertãozinho, por exemplo, em uma das lojas há o cinema Star Cine."
Outro serviço agregado à operação de varejo alimentar foi a venda de combustível. A rede já conta com quatro postos. Para agregar mais valor de mercado à sua marca, além dos Postos Savegnago a família tem o Savegnago Desenvolvimentos Imobiliários (SDI ), que auxilia na expansão da rede.
Para o ano que vem, novas lojas estão previstas, mas o empenho maior está na ampliação das já existentes, conforme explicou o superintendente Chalim Savegnago. "O plano de crescimento da rede Savegnago aponta a abertura de mais lojas em outras cidades do interior de São Paulo e a expansão de outras duas na cidade de Ribeirão Preto, onde o tamanho do empreendimento foi praticamente dobrado para atender às demandas."
A cidade de Franca já se prepara para receber a quarta unidade da rede - a conclusão da construção da loja está prevista para o primeiro bimestre de 2014. Somando assim, 32 lojas. Além das cidades mencionadas, a família Savegnago, estuda a ampliação de sua operação em São Carlos, com a construção da segunda unidade. "Em São Carlos, é estudada a ampliação da rede com a construção da segunda loja. O Savegnago também pretende crescer sua participação no interior paulista e as cidade de Araras e Rio Claro também estão na rota de estudos para implantação", afirmou Savegnago.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo