Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2013 11:25 - No Sul, marcas locais crescem mais rápido

Em um período em que fusões, grandes conglomerados e ganhos de escala predominam na economia, na região Sul são as marcas regionais que estão tendo melhor desempenho.

Levantamento da empresa de pesquisas Nielsen, obtido com exclusividade pelo Valor, mostra que as vendas de produtos regionais em supermercados e hipermercados crescem 38% acima das registradas por marcas nacionais.

"O crescimento se deve principalmente à melhor distribuição das marcas regionais. Como elas conhecem muito bem as regiões, conseguem pulverizar a distribuição e atingir mais consumidores", afirma Daniel Silveira, analista de mercado da Nielsen,

A pesquisa aponta que o varejo de autosserviço - formado basicamente por supermercados, hipermercados e lojas de conveniência - está concentrado em cadeias regionais. Das 40 mil lojas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 90% são de redes locais, que respondem por 74% do faturamento.

Apesar de manterem o "jeito" local, são empresas enormes, com receitas na casa dos bilhões. De acordo com o último ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), quatro redes do Sul estão entre as dez maiores do país: Zaffari (RS), Irmãos Muffato (PR), Condor (PR) e Angeloni (SC).

Apesar da fama de bairrista dos sulistas, para Paulo Müeller, professor de marketing da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é a tradição que favorece as empresas locais na hora das vendas.

"Historicamente, várias marcas fortes, como Batavo e Polar, foram criadas e conquistaram o consumidor do Sul antes das nacionais aparecerem. São fábricas com 50, 100 anos de vida, uma marca nacional não vai simplesmente chegar e vender mais", disse.

Na região, as marcas locais tiveram melhor desempenho em categorias mais básicas, como leite longa-vida, refrigerante, papel higiênico, refresco em pó e farinha de trigo. Segundo dados da Abras, em leite desnatado e semidesnatado as líderes na região são as marcas Tirol (SC) e Piá (RS), que desbancaram rivais nacionais. A marca de farinha de trigo que mais vende é a Orquídea (RS).

Já em produtos como bolacha, macarrão e café, as nacionais se saíram melhor. Silveira atribui o desempenho às ações feitas pelas grandes marcas nos pontos de venda e aos preços mais competitivos nesses produtos. "O consumidor da região Sul é o mais sensível a preço do país. Qualquer aumento de preço ele deixa de comprar e se tem uma promoção, ele compra mais também", disse.

Para Silveira, enquanto o desafio das marcas nacionais é melhorar a distribuição e conhecer o terreno das regionais, as últimas terão que aumentar as ações no varejo para continuar crescendo. "Só ter o produto disponível no ponto de venda não será suficiente para sustentar o crescimento das regionais a longo prazo", disse.

O levantamento mostra que o consumidor da região Sul tem o que a Nielsen chama de perfil "europeu": 40% da população pertence às classes A e B (no Brasil essa fatia é de 31%), quase metade dos domicílios não tem crianças e 38% dos lares têm até duas pessoas. A região será a primeira do país a zerar a pobreza, o que deve acontecer até 2016, tem a menor taxa de desemprego entre as capitais e melhores indicadores de educação.

Com renda maior e custo de vida menor do que locais como São Paulo e Rio de Janeiro, no Sul sobra espaço no orçamento para bens secundários e terciários, ultrapassando a média nacional de compra desses produtos, principalmente em veículos próprios, móveis e artigos para o lar.

O crescimento no consumo, porém, fica abaixo da média nacional, o que já se reflete em desaceleração na indústria. "No Sul está ocorrendo uma qualificação no consumo, em vez de comprar mais produtos baratos, eu compro um pouco menos, mas de marcas de maior valor", afirmou Silveira.




Veículo: Valor Econõmico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Veja mais >>>