Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

17/09/2013 11:25 - No Sul, marcas locais crescem mais rápido

Em um período em que fusões, grandes conglomerados e ganhos de escala predominam na economia, na região Sul são as marcas regionais que estão tendo melhor desempenho.

Levantamento da empresa de pesquisas Nielsen, obtido com exclusividade pelo Valor, mostra que as vendas de produtos regionais em supermercados e hipermercados crescem 38% acima das registradas por marcas nacionais.

"O crescimento se deve principalmente à melhor distribuição das marcas regionais. Como elas conhecem muito bem as regiões, conseguem pulverizar a distribuição e atingir mais consumidores", afirma Daniel Silveira, analista de mercado da Nielsen,

A pesquisa aponta que o varejo de autosserviço - formado basicamente por supermercados, hipermercados e lojas de conveniência - está concentrado em cadeias regionais. Das 40 mil lojas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 90% são de redes locais, que respondem por 74% do faturamento.

Apesar de manterem o "jeito" local, são empresas enormes, com receitas na casa dos bilhões. De acordo com o último ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), quatro redes do Sul estão entre as dez maiores do país: Zaffari (RS), Irmãos Muffato (PR), Condor (PR) e Angeloni (SC).

Apesar da fama de bairrista dos sulistas, para Paulo Müeller, professor de marketing da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é a tradição que favorece as empresas locais na hora das vendas.

"Historicamente, várias marcas fortes, como Batavo e Polar, foram criadas e conquistaram o consumidor do Sul antes das nacionais aparecerem. São fábricas com 50, 100 anos de vida, uma marca nacional não vai simplesmente chegar e vender mais", disse.

Na região, as marcas locais tiveram melhor desempenho em categorias mais básicas, como leite longa-vida, refrigerante, papel higiênico, refresco em pó e farinha de trigo. Segundo dados da Abras, em leite desnatado e semidesnatado as líderes na região são as marcas Tirol (SC) e Piá (RS), que desbancaram rivais nacionais. A marca de farinha de trigo que mais vende é a Orquídea (RS).

Já em produtos como bolacha, macarrão e café, as nacionais se saíram melhor. Silveira atribui o desempenho às ações feitas pelas grandes marcas nos pontos de venda e aos preços mais competitivos nesses produtos. "O consumidor da região Sul é o mais sensível a preço do país. Qualquer aumento de preço ele deixa de comprar e se tem uma promoção, ele compra mais também", disse.

Para Silveira, enquanto o desafio das marcas nacionais é melhorar a distribuição e conhecer o terreno das regionais, as últimas terão que aumentar as ações no varejo para continuar crescendo. "Só ter o produto disponível no ponto de venda não será suficiente para sustentar o crescimento das regionais a longo prazo", disse.

O levantamento mostra que o consumidor da região Sul tem o que a Nielsen chama de perfil "europeu": 40% da população pertence às classes A e B (no Brasil essa fatia é de 31%), quase metade dos domicílios não tem crianças e 38% dos lares têm até duas pessoas. A região será a primeira do país a zerar a pobreza, o que deve acontecer até 2016, tem a menor taxa de desemprego entre as capitais e melhores indicadores de educação.

Com renda maior e custo de vida menor do que locais como São Paulo e Rio de Janeiro, no Sul sobra espaço no orçamento para bens secundários e terciários, ultrapassando a média nacional de compra desses produtos, principalmente em veículos próprios, móveis e artigos para o lar.

O crescimento no consumo, porém, fica abaixo da média nacional, o que já se reflete em desaceleração na indústria. "No Sul está ocorrendo uma qualificação no consumo, em vez de comprar mais produtos baratos, eu compro um pouco menos, mas de marcas de maior valor", afirmou Silveira.




Veículo: Valor Econõmico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>