Notícias ABRAS
12/09/2013 14:54 - 47ª Convenção ABRAS: “O que era exemplo antes, hoje já não é mais”, diz Michael Sansolo
* Natália Lima, de Atibaia (SP)
O americano Michael Sansolo falou de planejamento estratégico na manhã de hoje (12) na 47ª Convenção ABRAS. Sansolo é diretor de pesquisa da Coca-Cola (Norte e América Latina), onde atua com grupos de negócios emergentes como redes sociais. É também vice-presidente do Conselho de Administração do Food Institute, uma organização americana de pesquisa da indústria.
Utilizando exemplos como o Google, maior site de busca do mundo, a Best Buy, empresa americana especializada em vendas de produtos eletrônicos, e personalidades como Steve Jobs, fundador da Apple e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, Sansolo destacou a importância dos supermercadistas ficarem atentos para as mudanças que ocorrem no mundo: disparidade de renda, mudança populacional, poder da mulher no mercado de trabalho, entre outros.
"O Steve mudou a maneira de usar o celular e o Mark mudou a maneira das pessoas se comunicarem, de fazer amizades. Não existe nenhuma pergunta que fique sem resposta no Google, todos esses trouxeram inovações. Para se ter sucesso nos negócios é fundamental acompanharmos as transformações comportamentais que acontecem no mundo, saber o que os clientes gostam, como se comunicam, em que confiam, em que acreditam e o que valorizam", destacou.
Para Sansolo é preciso celebrar o passado, mas crescer pensando no futuro. "O que era exemplo antes, hoje já não é mais. É necessário encontrar uma maneira de conversar com a nova geração. As mídias sociais tem grande poder nesse processo, 15% dos que usam têm 8 anos de idade, 40% estão na faixa entre 18 a 34 anos e 45% têm mais de 35 anos, todo mundo esta usando as mídias sociais, até mesmo os padres nas igrejas." E, nesse processo, ele destacou quatro etapas principais que devem ser levadas em consideração: ouvir, entender, participar e criar.
"O empresário deve sempre se perguntar como pode mudar e como deve se preparar para o futuro. Sei que não é fácil viver em um mundo onde as mudanças são constantes, mas isso é apenas o começo. É preciso entender essas transformações e ver oportunidades. Supermercadista, desafie você mesmo a ser sempre melhor, e lembre-se: o amanhã já foi!"
Convenção ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados realiza a 47ª Convenção ABRAS até hoje (12), no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP. O evento já é tradição da entidade e reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil e renomados especialistas do varejo internacional.
* Natália Lima é repórter do Portal ABRAS.

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional