Notícias ABRAS
12/09/2013 14:54 - 47ª Convenção ABRAS: “O que era exemplo antes, hoje já não é mais”, diz Michael Sansolo
* Natália Lima, de Atibaia (SP)
O americano Michael Sansolo falou de planejamento estratégico na manhã de hoje (12) na 47ª Convenção ABRAS. Sansolo é diretor de pesquisa da Coca-Cola (Norte e América Latina), onde atua com grupos de negócios emergentes como redes sociais. É também vice-presidente do Conselho de Administração do Food Institute, uma organização americana de pesquisa da indústria.

Utilizando exemplos como o Google, maior site de busca do mundo, a Best Buy, empresa americana especializada em vendas de produtos eletrônicos, e personalidades como Steve Jobs, fundador da Apple e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, Sansolo destacou a importância dos supermercadistas ficarem atentos para as mudanças que ocorrem no mundo: disparidade de renda, mudança populacional, poder da mulher no mercado de trabalho, entre outros.
"O Steve mudou a maneira de usar o celular e o Mark mudou a maneira das pessoas se comunicarem, de fazer amizades. Não existe nenhuma pergunta que fique sem resposta no Google, todos esses trouxeram inovações. Para se ter sucesso nos negócios é fundamental acompanharmos as transformações comportamentais que acontecem no mundo, saber o que os clientes gostam, como se comunicam, em que confiam, em que acreditam e o que valorizam", destacou.
Para Sansolo é preciso celebrar o passado, mas crescer pensando no futuro. "O que era exemplo antes, hoje já não é mais. É necessário encontrar uma maneira de conversar com a nova geração. As mídias sociais tem grande poder nesse processo, 15% dos que usam têm 8 anos de idade, 40% estão na faixa entre 18 a 34 anos e 45% têm mais de 35 anos, todo mundo esta usando as mídias sociais, até mesmo os padres nas igrejas." E, nesse processo, ele destacou quatro etapas principais que devem ser levadas em consideração: ouvir, entender, participar e criar.
"O empresário deve sempre se perguntar como pode mudar e como deve se preparar para o futuro. Sei que não é fácil viver em um mundo onde as mudanças são constantes, mas isso é apenas o começo. É preciso entender essas transformações e ver oportunidades. Supermercadista, desafie você mesmo a ser sempre melhor, e lembre-se: o amanhã já foi!"
Convenção ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados realiza a 47ª Convenção ABRAS até hoje (12), no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP. O evento já é tradição da entidade e reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil e renomados especialistas do varejo internacional.
* Natália Lima é repórter do Portal ABRAS.
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

