Notícias ABRAS
10/09/2013 15:49 - Workshop ALAS reúne supermercadistas da América Latina em Atibaia
*Natália Lima, de Atibaia (SP)
A Associação Latino-Americana de Supermercados - ALAS - reuniu na manhã de hoje (10) os principais líderes supermercadistas da América Latina no Workshop ALAS, realizado no Bourbon Convention&Spa, em Atibaia (SP). "A inovação tem permitido um maior comprometimento com nossos objetivos e tem transformado o setor supermercadista em um dos mais avançados em tecnologia e eficiência logística. Com este evento, a ALAS quer proporcionar aos supermercadistas um intercâmbio de conhecimento, integração, know how e networking, para que possamos traçar nossas estratégias e nos adequar para satisfazer o novo consumidor" destacou o presidente da ALAS, João Carlos de Oliveira, na abertura do evento.
Com o tema Tecnologia Para o Varejo, vários especialistas apresentaram tendências, estudos e cases que mostram como a tecnologia está transformando o varejo do setor. O diretor de TI do Sonda Supermercados, Ricardo Scheurer, destacou em sua palestra a importância de estudar o ambiente de negócio da empresa antes de escolher uma metodologia de desenvolvimento e aquisição de um sistema de TI. "É também fundamental uma gestão integrada do ambiente como gerenciamento de falhas, de configuração, de desempenho, de segurança, para atender melhor a expectativa em relação à loja e também melhorar a gestão da empresa".
A tecnologia para melhorar a experiência do cliente no ponto de venda foi tema da apresentação do consultor de varejo, Ney Santos. "A TI no varejo precisa ser baseada em dois pilares básicos: garantir a produtividade e eficiência, e melhorar a experiência de compra, e para isso é preciso bom sistema de logística, bom sistema de abastecimento, e integração de toda a loja", destacou.
O diretor de Operações e Logística do Grupo Éxito da Colômbia, Jaime Perez apresentou o case sobre o Éxito, grupo supermercadista que possui 53% de participação do mercado de varejo colombiano, que troca informações com seus fornecedores por meios eletrônicos, o que gera benefícios como: competitividade, velocidade e qualidade na prestação de informações e aumento das vendas. Ele também destacou dentre as novas tendências para o setor um exemplo francês de sistema drive, no qual o consumidor faz a compra de produtos pela internet e vai até a loja (pequenos centros de distribuições) pegar a compra sem sair do carro.
O futuro do varejo através da tecnologia RFID (radiofrequência) foi apresentado pelo diretor de TI e Supply Chain da VGB, Emerson Santangelo, que destacou em sua palestra a nova rede de lojas de roupas Memove, que utiliza a rastreabilidade desde a confecção, passando pelo centro de distribuição, até o momento em que a peça deixa a loja, os clientes também utilizam a interatividade tecnológica em todo seu sistema de venda e compras por meio de tablets e self check-out.
Roberto Matsubayashi, diretor de inovação e alianças estratégicas da GS1 finalizou a primeira parte do evento ressaltando o impacto das mudanças nos negócios. "Essas mudanças se dividem em compras virtuais, conveniências - o consumidor quer ir ao ponto de vendas e encontrar tudo o que viu na internet; tecnologia que torna o consumidor global - hoje é possível fazer compras em outros países pela internet e a explosão de acesso a informação pelo consumidor. Portanto, primeiro é necessário definir seu modelo de negócio e a partir daí definir sua tecnologia."
A segunda parte do evento acontece até às 18h de hoje e tem como tema principal RH: motivação e liderança pelos melhores resultados, no qual serão apresentados importantes temas por especialistas do setor, como Gestão de pessoas - O grande desafio do Varejo, Com ser o melhor supermercado para se trabalhar, Valorizando o colaborador, entre outros.
De acordo com os organizadores empresários supermercadistas de 13 países como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, EUA, participam do Workshop ALAS este ano. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e é realizado durante sua 47ª Convenção ABRAS, que acontece até o dia 12 de setembro em Atibaia.
*Natália Lima é repórter do Portal ABRAS.

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo