Notícias ABRAS
28/08/2013 10:42 - Supermercados do Norte têm queda nas vendas
As vendas do setor super mercadista nortista recuaram 1,28% em julho, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com produtos da cesta básica. O preço da cesta completa, com produtos de higiene e limpeza inclusos, caiu de R$ 426,46 para R$ 421,03, em julho.
Em relação a julho de 2012, o preço é 16,52% maior, registrando diferença de quase R$ 100.
O gasto médio das famílias da região Norte com os produtos da cesta básica consumidos em supermercados caiu de R$ 218,12 para R$ 207,70, na avaliação entre as segundas quinzenas dos meses de junho e julho.
Das primeiras duas semanas de julho para os quinze dias finais do mês o valor diminuiu em R$ 5,63. Entretanto, na comparação entre a primeira metade do mês de junho e a primeira metade do mês de julho o gasto foi maior em R$ 4,98 no sétimo mês do ano.
O principal responsável pela redução dos gastos foi o tomate. Os gastos com esse produto diminuíram 20,2%. O consumo de cebola também
COMÉRCIO
Redução em julho foi de 1,28% quando comparada com o mês anterior Levantamento é feito pela Abras no comércio de todas as regiões brasileiras caiu consideravelmente, em julho, chegando a registrar recuo de 17,36% nas vendas reais.
A batata também esteve menos presente nos carrinhos de compras, com redução de 11,68% no valor de vendas do setor.
Os nortistas gastam mais com a compra de carne, nos supermercados. O quilo do tipo de carne adicionado às cestas básicas custa entre R$ 2,46 e R$ 3,06. O gasto mensal das famílias da região Norte com esse produto custou, em julho e em média, entre R$
68,51 e R$ 82,62. A farinha de mandioca também está entre os maiores gastos médios mensais com alimentos (R$ 54,88). O produto com menor gasto registrado médio registrado no mês foi a farinha de trigo (R$ 0,78). Com higiene e beleza o produto com maior custo médio no mês foi o xampu (R$ 4,68), sendo o preço de 350 ml, R$ 0,17. Com limpeza doméstica o produto com gasto médio mais expressivo foi o desinfetante (R$ 5,58), que custou R$ 0,45 por 500 ml.
Em todo o Brasil as vendas reais do setor super mercadista registraram alta de 11,59% em julho em relação ao mesmo mês de 2012. Na comparação com junho deste ano o indicador avançou 3,45%. Entre janeiro e julho, o setor acumula alta de 4,16% em relação a igual período de 2012.
Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, do IBGE. Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 3,48% em relação a junho e de 18,57% sobre julho do ano passado. No acumulado de 2013, as vendas tiveram expansão de 10,90%.
"Apesar das perspectivas de redução do crescimento do PIB em 2013, o setor super mercadista continua apresentando resultados positivos. Destaque-se que o mês de julho de 2012 foi um dos que apresentaram resultados mais fracos em vendas no ano passado, o que favoreceu o resultado até certo ponto surpreendente do mês de julho, quando feita a comparação inter anual. Acreditamos que as vendas podem crescer ainda mais neste segundo semestre, pois contamos com um calendário de festas, que tradicionalmente beneficia o setor”, afirma o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.
Em julho, o Abras mercado, cesta de 35 produtos de largo consumo pesquisada pela GFK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisas da Abras, apresentou queda de -1,15% em relação a junho deste ano, passando de R$ 360,57 para R$ 356,43. Na comparação com julho de 2012, o Abras mercado apresentou crescimento de 11,45%.
Os produtos com maiores altas em julho, na comparação com junho, foram: queijo prato (5,06%), farinha de trigo (4,58%), leite longa vida (4,16%) e queijo mussarela (3,45%). As maiores quedas foram impulsionadas pelo tomate (-34,41%), cebola (-20,58%), batata (-6,63%) e frango congelado (-3,52).
Veículo: O Liberal - PA

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo