Notícias ABRAS
15/08/2013 12:06 - Perdas nos pontos de vendas somam R$ 4,74 bilhões
Os supermercados brasileiros tiveram perdas de aproximadamente R$ 4,74 bilhões no ano passado, o equivalente a cerca de 1,95% do faturamento do setor.
O dado - que inclui prejuízos com mercadorias, roubos e extravios, entre outros - consta da 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com participação de 214 empresas, com faturamento igual a quase 34% do setor.
O índice em 2012 quase não apresentou alterações em relação a 2011, ano em que foi registrada perda levemente maior, com 1,96% do faturamento.
As áreas que lidam com bens perecíveis foram as mais afetadas. "Foi possível observar que a área mais crítica em termos de perdas é a de FLV (frutas, legumes e verduras), que em 2012 registrou perdas de 4,22%. Outra seção com índice de perdas alto foi a de padaria, com 2,37% e açougue, com 2,24%", afirma o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Em 2012, a principal causa das perdas foi derivada da quebra operacional (33,4%), sendo que a principal causa foi a validade vencida de produtos (36,3%).
O levantamento mostra ainda que apenas 28% dos supermercados entrevistados possuem área específica de prevenção de perdas. "O lucro líquido do setor em 2012 foi de apenas 1,90% sobre o faturamento bruto, enquanto as perdas atingiram 1,95%. Se o supermercadista consegue diminuir esse índice, o seu esforço é transferido para a última linha do balanço melhorando o resultado da empresa", afirma Milan.
A pesquisa foi feita pela Abras em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil.
Veículo: DCI

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo