Notícias ABRAS
15/08/2013 12:06 - Perdas nos pontos de vendas somam R$ 4,74 bilhões
Os supermercados brasileiros tiveram perdas de aproximadamente R$ 4,74 bilhões no ano passado, o equivalente a cerca de 1,95% do faturamento do setor.
O dado - que inclui prejuízos com mercadorias, roubos e extravios, entre outros - consta da 13ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com participação de 214 empresas, com faturamento igual a quase 34% do setor.
O índice em 2012 quase não apresentou alterações em relação a 2011, ano em que foi registrada perda levemente maior, com 1,96% do faturamento.
As áreas que lidam com bens perecíveis foram as mais afetadas. "Foi possível observar que a área mais crítica em termos de perdas é a de FLV (frutas, legumes e verduras), que em 2012 registrou perdas de 4,22%. Outra seção com índice de perdas alto foi a de padaria, com 2,37% e açougue, com 2,24%", afirma o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Em 2012, a principal causa das perdas foi derivada da quebra operacional (33,4%), sendo que a principal causa foi a validade vencida de produtos (36,3%).
O levantamento mostra ainda que apenas 28% dos supermercados entrevistados possuem área específica de prevenção de perdas. "O lucro líquido do setor em 2012 foi de apenas 1,90% sobre o faturamento bruto, enquanto as perdas atingiram 1,95%. Se o supermercadista consegue diminuir esse índice, o seu esforço é transferido para a última linha do balanço melhorando o resultado da empresa", afirma Milan.
A pesquisa foi feita pela Abras em parceria com o Grupo de Prevenção de Perdas do Programa de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) e a Nielsen do Brasil.
Veículo: DCI
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

