Notícias ABRAS
05/08/2008 09:01 - Aumento no preço do feijão afeta vendas do produto no comércio
Pesquisa da Abras revela que feijão foi o item que mais subiu em junho. Setor supermercadista diz que vendas foram prejudicadas
Segundo levantamento realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) com 35 itens, em junho o feijão foi o produto que mais subiu se comparado com o mês de maio. A alta foi de 14%. O arroz e batata também registraram aumento. Os aumentos no preço do feijão tiveram influência negativa nas vendas do produto, que registrou queda nas vendas. De acordo com o gerente de supermercado, Daniel Pierri, o preço do produto está estabilizado, porém em alta. Atualmente o quilo do feijão é comercializado entre R$ 3,90 e R$ 5,49, dependendo da marca. Mas o estabelecimento procura fazer ofertas para atrair os clientes.
O produto começou a subir no começo do ano e até junho o preço se manteve em alta. O gerente estima que o preço do feijão tenha subido cerca de 80% neste período. Com os consecutivos aumentos, as vendas acabaram sendo afetadas. Pierri afirma que houve aproximadamente 20% de queda nas vendas.
Ricardo Lemes, também gerente de supermercado, explica que de todas as altas a de junho foi a pior. "Naquele mês o preço do feijão subiu demais. Chegamos a vender algumas marcas a R$ 6,99 o quilo", diz.
Depois, o preço caiu, voltou a subir e atualmente está estável, porém em alta. Lemes afirma que os consumidores mudaram de hábito, passaram a consumir feijão preto e lentilha. As vendas foram afetadas em cerca de 10%. O comerciante João Oscar Impolcetto concorda que os consumidores estejam comprando menos feijão. Ele diz que desde o começo dos aumentos houve queda de 20% nas vendas do produto.
Apesar do feijão preto também ter registrado aumento, o comerciante explica que vendeu mais devido ao tempo frio, época em que se preparam muitas feijoadas.
Veículo: Jornal da Cidade - Rio Claro

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo