Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

26/06/2013 10:38 - Lojas de conveniência crescem no país com mais serviços

Segmento de food service já responde por 20% do faturamento. Empresas do setor investem em marca própria. Mercado ainda tem muito espaço para crescer, mas depende que combustíveis tenham preços competitivos

O setor de lojas de conveniência no país ainda está engatinhando e tem muito a crescer. Está presente em apenas 17,4% dos postos de combustíveis no país. A entrada da classe C como consumidora nesse segmento do varejo vai ajudar a impulsionar ainda mais o mercado, que movimentou em 2012 R$ 4,9bilhões.Pesquisa divulgada ontem pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) identificou que, com o aumento da renda disponível para compra de automóveis, a nova classe média passou a ir mais aos postos para abastecer e, consequentemente, isso mudou a relação comas lojas de conveniência.

“Temos cinco milhões de novos consumidores ao ano que migram da classe D para a classe C. Essa população descobriu as lojas de conveniência e mudou até mesmo os hábitos de consumo. O mercado de Food Service, por exemplo, representa hoje  20% do faturamento das lojas.Há um público que procura esse produto e as lojas estão se preparando para melhorar a oferta desses serviços”, diz César Guimarães, diretor de Mercado do Sindicom.

Segundo ele, os preços dos alimentos nas lojas de conveniência seguem a média das redes de fast food ou lanchonetes. Mas isso não quer dizer que as grandes marcas do setor estejam promovendo uma “corrida” por espaço nas lojas de conveniência.

“Já temos algumas redes atuando dentro das lojas, caso das marcas Bob's e Casa do Pão de Queijo. Mas as lojas de conveniência estão cada vez mais trabalhando um serviço ‘marca própria’, e criando um cardápio pessoal, desenvolvendo suas próprias ofertas também”, afirma Guimarães.

O fato de o Brasil ainda estar na ‘lanterninha’ no que diz respeito ao percentual de lojas de conveniência em postos tem motivos. Ainda há uma distância bastante grande de países como o Chile, onde 33% dos postos têm uma loja ou da Venezuela, com 40%, e Argentina, com 50% dos postos com oferta de conveniência.Na comparação como mercado americano a distância é ainda maior. Os Estados Unidos são campeões, com 94%dos postos com lojas.

“O fato de muitos donos de postos não instalarem lojas tem alguns motivos: um deles é a dificuldade em administrar grandes volumes, já que uma loja dessas tem pelo menos 500 itens. O outro é a questão do combustível. Quando o mercado ficar mais competitivo, teremos mais lojas.Mas a receita de lojas de conveniência tem se tornado bastante atraente”, assinala o executivo do Sindicom.

Para ele, a tendência é que em 2013 o crescimento do mercado de Food Service se fortaleça nesse canal. As empresas que atuam no setor já estão se mexendo.

O Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2013-2017 da Petrobras Distribuidora reservou investimentos de R$ 1,02 bilhão para o segmento, que é chamado de automotivo/ revenda. Em paralelo à ampliação da rede de postos (hoje são cerca de 7.500 unidades espalhadas pelo país), o foco é o fortalecimento dos serviços de conveniência da bandeira BR Mania, que ampliam a rentabilidade do negócio entre 10% e 20%.

A BR fechou 2012 com765 lojas BR Mania. Até 2017, serão mais 550. As lojas também vão investir mais no segmento de alimentação fora do lar, ampliando a venda de produtos de marca própria (140 itens), incluindo as bandeiras BR Mania Padaria e BR Mania Café.

Já a rede am/pm, conveniência dos postos Ipiranga, encerrou 2012 com mais de 1.370 lojas e tem planos de crescimento em todo o país, e planos de expansão dos produtos da marca própria que, hoje, conta com mais de 110 itens. Além disso, a Ipiranga pretende ampliar o número de lojas com padarias am/pm. Nos últimos cinco anos, a rede vem crescendo 22% ao ano. O faturamento por meio de seus franqueados foi de R$ 1 bilhão no ano passado.



Veículo: Brasil Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta
24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional

Veja mais >>>