Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

13/05/2013 11:27 - Mercadinhos ainda são os preferidos

Construir um elo de confiança entre os supermercados e sua clientela virou tarefa básica para os empresários do ramo. Quem não fizer isso terá prejuízo, pois já está comprovado que a diminuição da confiança atinge diretamente o negócio. O consultor indiano e professor da universidade americana Harvard, Raj Sisodia, autor do livro "Firms of Endearment" - publicado aqui como "Os Segredos das Empresas mais Queridas" -, disse no congresso da Apas que "nunca o nível de confiança da população mundial foi tão baixo em relação às empresas como agora".

Considerado guru da corrente conhecida como "capitalismo consciente", Sisodia afirma que as empresas em todo o mundo ainda não conseguiram se adaptar às rápidas transformações vistas nos anos recentes.

Um dos sistemas que desafiam os supermercadistas é justamente o autosserviço, uma vez que as gôndolas precisam oferecer tantas informações e opções a ponto de dispensar o vendedor. Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reconhece que o autosserviço deixa mais à mostra as possíveis falhas nesse "relacionamento". "Há algumas décadas, o cliente era atendido atrás do balcão, falando e olhando nos olhos do vendedor. Hoje, com o autosserviço, nem toda a tecnologia disponível consegue resolver todas as questões. Ainda temos 8% de produtos que o cliente não encontra. E nem conseguimos solucionar as filas dos check-outs, em muitos horários", afirma.

Pesquisa encomendada pelo setor à Nielsen Brasil lista os principais pontos capazes de transmitir confiança aos consumidores, como indicação nas lojas, localização de produtos, organização, boas marcas, credibilidade e atendimento. Cheiro e luminosidade impactam muito também. "Confiança no varejo requer loja limpa, agradável e organizada. Açougue e peixarias são dois segmentos que mais transmitem confiança. Boa iluminação também passa essa sensação", afirma Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen Brasil.

Segundo ele, foram ouvidos homens e mulheres responsáveis pelas compras do domicílio, com predominância de pessoas casadas, com mais de um filho, das classes média e alta e nas faixas etárias entre 25 anos e 55 anos.

Na opinião de João Galassi, presidente da Apas, nem todos os consumidores têm a mesma percepção do que seja confiança. Mesmo assim, as palavras mais citadas na pesquisa foram família e amigos, ou seja, entes mais próximos e queridos. "Por isso mesmo, nós, do setor varejista, entendemos que devemos estar próximos para ganhar a confiança do consumidor", diz "Entendemos a família e os amigos como a base mais forte da confiança. Quanto aos demais relacionamentos, aí incluídas as relações de consumo, a confiança é algo que devemos conquistar."

O levantamento ainda revelou que entre os estabelecimentos que se apresentam como mais confiáveis, no entender do consumidor, estão os mercados de bairro, preferidos por 51% dos consultados. Novamente, a proximidade e a familiaridade contam muito. De acordo com Ragasol, esses compradores acreditam que nesses locais encontrarão melhor atendimento. Além disso, buscam preços baixos, conveniência e programa de fidelidade - até mesmo, a tradicional "caderneta". Isso explica, por exemplo, porque o "consumidor brasileiro ainda não tem plena confiança em comprar pela internet", acrescenta o presidente da Apas.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>