Notícias ABRAS
13/05/2013 11:27 - Mercadinhos ainda são os preferidos
Construir um elo de confiança entre os supermercados e sua clientela virou tarefa básica para os empresários do ramo. Quem não fizer isso terá prejuízo, pois já está comprovado que a diminuição da confiança atinge diretamente o negócio. O consultor indiano e professor da universidade americana Harvard, Raj Sisodia, autor do livro "Firms of Endearment" - publicado aqui como "Os Segredos das Empresas mais Queridas" -, disse no congresso da Apas que "nunca o nível de confiança da população mundial foi tão baixo em relação às empresas como agora".
Considerado guru da corrente conhecida como "capitalismo consciente", Sisodia afirma que as empresas em todo o mundo ainda não conseguiram se adaptar às rápidas transformações vistas nos anos recentes.
Um dos sistemas que desafiam os supermercadistas é justamente o autosserviço, uma vez que as gôndolas precisam oferecer tantas informações e opções a ponto de dispensar o vendedor. Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reconhece que o autosserviço deixa mais à mostra as possíveis falhas nesse "relacionamento". "Há algumas décadas, o cliente era atendido atrás do balcão, falando e olhando nos olhos do vendedor. Hoje, com o autosserviço, nem toda a tecnologia disponível consegue resolver todas as questões. Ainda temos 8% de produtos que o cliente não encontra. E nem conseguimos solucionar as filas dos check-outs, em muitos horários", afirma.
Pesquisa encomendada pelo setor à Nielsen Brasil lista os principais pontos capazes de transmitir confiança aos consumidores, como indicação nas lojas, localização de produtos, organização, boas marcas, credibilidade e atendimento. Cheiro e luminosidade impactam muito também. "Confiança no varejo requer loja limpa, agradável e organizada. Açougue e peixarias são dois segmentos que mais transmitem confiança. Boa iluminação também passa essa sensação", afirma Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen Brasil.
Segundo ele, foram ouvidos homens e mulheres responsáveis pelas compras do domicílio, com predominância de pessoas casadas, com mais de um filho, das classes média e alta e nas faixas etárias entre 25 anos e 55 anos.
Na opinião de João Galassi, presidente da Apas, nem todos os consumidores têm a mesma percepção do que seja confiança. Mesmo assim, as palavras mais citadas na pesquisa foram família e amigos, ou seja, entes mais próximos e queridos. "Por isso mesmo, nós, do setor varejista, entendemos que devemos estar próximos para ganhar a confiança do consumidor", diz "Entendemos a família e os amigos como a base mais forte da confiança. Quanto aos demais relacionamentos, aí incluídas as relações de consumo, a confiança é algo que devemos conquistar."
O levantamento ainda revelou que entre os estabelecimentos que se apresentam como mais confiáveis, no entender do consumidor, estão os mercados de bairro, preferidos por 51% dos consultados. Novamente, a proximidade e a familiaridade contam muito. De acordo com Ragasol, esses compradores acreditam que nesses locais encontrarão melhor atendimento. Além disso, buscam preços baixos, conveniência e programa de fidelidade - até mesmo, a tradicional "caderneta". Isso explica, por exemplo, porque o "consumidor brasileiro ainda não tem plena confiança em comprar pela internet", acrescenta o presidente da Apas.
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
24/07/2025 12:19 - Abrasmercado: cesta de 35 produtos recua 0,43% em junho, após nove meses de alta24/07/2025 12:14 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,63% no semestre, aponta ABRAS
26/06/2025 12:09 - Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,04% em maio, aponta ABRAS
26/06/2025 11:55 - AbrasMercado: arroz e feijão acumulam queda em 12 meses, mas cesta segue em alta em maio
13/06/2025 09:50 - Resíduos sólidos: de passivos a ativos das empresas
09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional