Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/04/2013 08:08 - Supermercados venderão menos em abril por efeito Páscoa

Vendas deste mês devem recuar tanto na relação anual quanto trimestral, após o desempenho em março ter sido considerado extraordinário


O faturamento real dos supermercadistas cresceu 9,65 % em março na comparação com o mesmo mês em 2012, enquanto em relação a fevereiro houve alta de 19,26 %

São Paulo - Os supermercados brasileiros devem refletir em abril os efeitos de um resultado excepcional no mês anterior, com expectativa de queda nas vendas, mas que não deve comprometer a projeção traçada para o ano.


A associação que representa o setor no país, Abras, apresentou nesta segunda-feira um cenário em que as vendas deste mês devem recuar tanto na relação anual quanto trimestral, após o desempenho em março ter sido considerado extraordinário.

O faturamento real dos supermercadistas cresceu 9,65 % em março na comparação com o mesmo mês em 2012, enquanto em relação a fevereiro houve alta de 19,26 %.

O resultado do mês passado foi favorecido em ambas bases comparativas. Tradicionalmente, as vendas costumam ser menores em fevereiro, marcado pelo Carnaval e pelo fim do período de férias. Ano a ano, o desempenho foi beneficiado pela comemoração da Páscoa --segunda principal data para o setor-- em março. Em 2012, o feriado foi celebrado em abril.

Mas esse efeito calendário deve pesar sobre as vendas deste mês, comparadas a março e a abril de 2012, quando a Páscoa favoreceu.

A queda projetada para abril, no entanto, não deve interferir no desempenho do acumulado do ano. No primeiro trimestre, as vendas foram 3,53 % maiores sobre um ano antes, em linha com a estimativa da Abras de aumento de 3,5 % nas vendas em 2013.

"Teremos um patamar consistente ao longo do ano e essa projeção é factível", disse o vice-presidente da Abras, Márcio Milan. "A queda em abril não deve ser muito acentuada e, mantidas as atuais condições (macroeconômicas), as vendas vão se nivelar no patamar de 3,5 %."

A entidade apresentou também os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo e calculada pela GfK, que em março caiu 0,45 % sobre o mês anterior, para 355,16 reais. Na relação anual, o valor da cesta aumentou 12,66 %.

O preço dos alimentos tem pesado sobre as vendas do setor, resultando em queda na medição por volume.

Em termos de volume, as vendas dos supermercados caíram 1,6 % no acumulado de janeiro e fevereiro, o recuo é inferior ao registrado um ano antes, quando o volume de vendas havia caído 2,1 %.

A maior queda no primeiro bimestre ocorreu na cesta de higiene e beleza, de 3,5 %, seguida por mercearia doce (-3,1 %) e por mercearia salgada e bebidas alcoólica, ambas com recuo de 3 %.

Segundo o diretor da GfK, Marco Aurélio Lima, a tendência é de que os preços de alimentos mantenham a trajetória de queda nos próximos meses, ajudando a recuperar o volume de vendas.



Veículo: Portal Exame (29/04)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>