Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/04/2013 08:08 - Supermercados venderão menos em abril por efeito Páscoa

Vendas deste mês devem recuar tanto na relação anual quanto trimestral, após o desempenho em março ter sido considerado extraordinário


O faturamento real dos supermercadistas cresceu 9,65 % em março na comparação com o mesmo mês em 2012, enquanto em relação a fevereiro houve alta de 19,26 %

São Paulo - Os supermercados brasileiros devem refletir em abril os efeitos de um resultado excepcional no mês anterior, com expectativa de queda nas vendas, mas que não deve comprometer a projeção traçada para o ano.


A associação que representa o setor no país, Abras, apresentou nesta segunda-feira um cenário em que as vendas deste mês devem recuar tanto na relação anual quanto trimestral, após o desempenho em março ter sido considerado extraordinário.

O faturamento real dos supermercadistas cresceu 9,65 % em março na comparação com o mesmo mês em 2012, enquanto em relação a fevereiro houve alta de 19,26 %.

O resultado do mês passado foi favorecido em ambas bases comparativas. Tradicionalmente, as vendas costumam ser menores em fevereiro, marcado pelo Carnaval e pelo fim do período de férias. Ano a ano, o desempenho foi beneficiado pela comemoração da Páscoa --segunda principal data para o setor-- em março. Em 2012, o feriado foi celebrado em abril.

Mas esse efeito calendário deve pesar sobre as vendas deste mês, comparadas a março e a abril de 2012, quando a Páscoa favoreceu.

A queda projetada para abril, no entanto, não deve interferir no desempenho do acumulado do ano. No primeiro trimestre, as vendas foram 3,53 % maiores sobre um ano antes, em linha com a estimativa da Abras de aumento de 3,5 % nas vendas em 2013.

"Teremos um patamar consistente ao longo do ano e essa projeção é factível", disse o vice-presidente da Abras, Márcio Milan. "A queda em abril não deve ser muito acentuada e, mantidas as atuais condições (macroeconômicas), as vendas vão se nivelar no patamar de 3,5 %."

A entidade apresentou também os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo e calculada pela GfK, que em março caiu 0,45 % sobre o mês anterior, para 355,16 reais. Na relação anual, o valor da cesta aumentou 12,66 %.

O preço dos alimentos tem pesado sobre as vendas do setor, resultando em queda na medição por volume.

Em termos de volume, as vendas dos supermercados caíram 1,6 % no acumulado de janeiro e fevereiro, o recuo é inferior ao registrado um ano antes, quando o volume de vendas havia caído 2,1 %.

A maior queda no primeiro bimestre ocorreu na cesta de higiene e beleza, de 3,5 %, seguida por mercearia doce (-3,1 %) e por mercearia salgada e bebidas alcoólica, ambas com recuo de 3 %.

Segundo o diretor da GfK, Marco Aurélio Lima, a tendência é de que os preços de alimentos mantenham a trajetória de queda nos próximos meses, ajudando a recuperar o volume de vendas.



Veículo: Portal Exame (29/04)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>