Notícias ABRAS
30/04/2013 07:58 - Setor supermercadista fatura R$ 286,2 bilhões em 2012
SÃO PAULO - O faturamento dos supermercados cresceu 8,3% no ano passado em relação a 2011, atingindo R$ 249,9 bilhões, de acordo com o Ranking Abras divulgado pela Nielsen e a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), nesta segunda-feira, 29. Somada a atividade de atacado de autosserviços (cash & carry) houve alta nominal de 9,5%, para R$ 286,2 bilhões.
Em 2012, o faturamento real dos supermercados cresceu 2,3% em relação ao ano anterior. Considerando-se também o atacado de autosserviço houve uma expansão real de 3,5%. Segundo o gerente de atendimento da Nielsen, Fabio Gomes, a atividade de "atacarejo" vem ganhando força e despertando o interesse de grandes varejistas, que têm encontrado oportunidade de expansão também fora dos grandes centros.
No ano passado, o cash & carry representava 18% dos negócios das empresas do setor contra fatia de 17% em 2011. Os segmentos de farmácia, combustíveis e e-commerce mantiveram participação de 2%, 2% e 12%, respectivamente.
O vice-presidente da Abras, Márcio Milan, avalia que a expansão do atacado de autosserviço pelo interior do Brasil também é apoiada na percepção de que todas as classes sociais fazem compras nesse tipo de estabelecimento. "Vemos que em alguns casos as famílias se organizam para fazer suas compras em conjunto no atacado", disse.
Lojas Menores
Em contrapartida, um levantamento da Associação aponta que, no primeiro bimestre deste ano, os pequenos supermercados (até quatro caixas) mostraram melhor performance em relação aos hipermercados. O volume de vendas nesse tipo de estabelecimento caiu 0,5% em janeiro e fevereiro sobre igual bimestre de 2012, enquanto nos hipermercados com 20 caixas a queda foi de 2,3%. "Esse movimento indica que as pessoas preferiram efetuar suas compras em lojas na vizinhança", observa Milan.
No primeiro bimestre deste ano as vendas dos supermercados caíram 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. "É um reflexo da desaceleração de curto prazo da economia e do nível de endividamento das famílias", disse Gomes, da Nielsen.
Veículo: Portal Estadão (29/04)

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo