Notícias ABRAS
30/04/2013 07:55 - Supermercados faturam 9,65% mais em março
O faturamento real dos supermercados brasileiros cresceu 9,65 por cento em março na comparação com o mesmo mês em 2012, informou nesta segunda-feira a associação que representa o setor no país, Abras.
Em relação a fevereiro, houve alta de 19,26 por cento, enquanto no primeiro trimestre as vendas foram 3,53 por cento maiores sobre um ano antes.
A Abras estima aumento de 3,5 por cento nas vendas em 2013.
O resultado do mês passado foi favorecido tanto em base trimestral quanto anual. Tradicionalmente, as vendas costumam ser menores em fevereiro, marcado pelo Carnaval e pelo fim do período de férias.
Ano a ano, o desempenho foi beneficiado pela comemoração da Páscoa em março. Em 2012, o feriado foi celebrado em abril.
Em termos de volume, as vendas dos supermercados caíram 1,6 por cento no acumulado de janeiro e fevereiro, o recuo é inferior ao registrado um ano antes, quando o volume de vendas havia caído 2,1 por cento. A maior queda no primeiro bimestre ocorreu na cesta de higiene e beleza, de 3,5 por cento, seguida por mercearia doce e salgada e bebidas alcoólica, com quedas de 3,1 e 3 por cento, respectivamente.
A Abras apresentou também os dados da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo e calculada pela GfK, que em março caiu 0,45 por cento sobre o mês anterior, para 355,16 reais. Na relação anual, o valor da cesta aumentou 12,66 por cento.
Os produtos com maiores altas em março ante fevereiro foram cebola (+23,10 por cento), tomate (+11,94 por cento) e leite em pó integral (+6,17 por cento). As maiores quedas foram de carne traseiro (-7,34 por cento), açúcar (-3,9 por cento) e carne dianteiro (-3,7 por cento).
Veículo: Agência Reuters (29/04)

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo