Notícias ABRAS
28/03/2013 10:53 - Supermercados vendem 1% menos
As vendas do setor supermercadista caíram 1,33% em fevereiro de 2013, na comparação com fevereiro de 2012, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com janeiro deste ano, a queda foi de 3,26%. No entanto, no acumulado do primeiro bimestre as vendas do setor cresceram 0,25%. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
De acordo com o presidente da Abras, Fernando Yamada, a queda em comparação com fevereiro do ano passado se deu porque aquele mês teve crescimento forte, com as vendas evoluindo 11,58%, "impulsionadas pela expressiva melhora de renda do trabalhador ocorrida naquele período com o aumento real de 14,1% no salário mínimo", afirmou o executivo em comunicado. Segundo ele, "em março as vendas devem voltar a apresentar crescimento expressivo".
Em 2012, as vendas do setor tiveram crescimento real de 5,3%, sobre o ano anterior, e somaram R$ 250 bilhões. De acordo com ranking divulgado ontem pela Abras, a receita das 20 maiores redes que operam no país cresceu 11,3% no período, para R$ 155,7 bilhões.
Pelos dados de faturamento do ano passado, o grupo Pão de Açúcar continua sendo o maior do país, com vendas de R$ 57,2 bilhões (ver tabela acima), um crescimento de 8,6% sobre 2011, seguido por Carrefour, que faturou R$ 31,4 bilhões, registrando expansão de 9,4%. Em terceiro lugar vem a rede Walmart, com receita de R$ 25,9 bilhões (um avanço de 10,5%).
Para elaboração do ranking, a Abras considera o faturamento total dos grupos. Se fosse levada em conta só a área alimentar, excluindo as lojas de eletroeletrônicos Ponto Frio e Casas Bahia, o grupo Pão de Açúcar passaria a segundo colocado, com faturamento de R$ 31,09 bilhões, pouco menor que o do Carrefour, de R$ 31,47 bilhões.
A projeção da Abras para as vendas do setor em 2013 se mantém em 3,5%, segundo Flávio Tayra, economista da associação. Sobre o desempenho fraco do início do ano, Tayra afirmou que "uma turbulência inicial, de indicadores menos positivos, já era prevista".
O índice Abrasmercado, que inclui os preços de uma cesta de 35 produtos de amplo consumo pesquisada pela GfK, avançou 2,25% em fevereiro na comparação com janeiro, passando de R$ 348,90 para R$ 356,75. No acumulado deste ano, foi verificada alta de 4,38%.
Os produtos com os maiores aumentos no mês de fevereiro, comparando com janeiro, foram: farinha de mandioca (19,29%); tomate (16,17%); cebola (14,30%); e batata (11,82%).
As maiores retrações no período, por sua vez, foram registradas no preço do arroz (-2,42%); creme dental (-1,74%); óleo de soja (-1,68%) e leite em pó integral (-1,62%).(Por Letícia Casado | De São Paulo)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo