Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

27/02/2013 09:55 - Presença de itens importados deve dobrar nas redes

Com participação nas gôndolas dos supermercados do Brasil em torno de 2% a 3%, os produtos importados têm caído cada vez mais no gosto do consumidor brasileiro, e, quando se fala em grandes redes do setor, é possível estimar que esse índice cresça para 20% de participação, em média. Apesar disso, a expectativa é de que com a proximidade dos eventos esportivos - Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada, até 2016 - a inserção desses produtos até dobre em algumas das redes que atuam no País.

Segundo Maurício Morgado, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), o crescimento das vendas desses artigos pode perdurar por longos anos, uma vez que o País está longe de ser alvo de uma recessão. "Todos os indicadores econômicos estão positivos. Não que apresentamos um crescimento gigantesco, mas não é possível ver uma restrição."

Ainda na opinião do especialista, a constante inserção de produtos importados deve-se ao comportamento do consumidor, que está sempre atento a uma novidade. "É evidente que o consumidor é vidrado em uma novidade: qualquer coisa nova que aparece dentro do supermercado ele tende a experimentar", explicou.

Dentre os produtos que se têm destacado, vale lembrar as cervejas importadas, que ganharam destaque devido à precificação frente às marcas nacionais. "Foi visto um movimento de cervejas importadas dentro dos supermercados que comprova a curiosidade do consumidor frente aos produtos novos à disposição", enfatizou Morgado. O fato já havia sido detalhado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anteriormente. Para a entidade, o aumento do preço do produto nacional impulsionou as vendas das marcas importadas ao longo do ano passado.

Entraves

Apesar do cenário positivo, um dos detalhes que podem atrapalhar o número crescente de marcas internacionais nas prateleiras do País, e a venda dos mesmos, é a questão cambial. Pesquisa da Abras, presidida por Fernando Yahamada, apontou que houve incremento de 5,7% no preço desses itens, na comparação com o ano passado, quando o indicador apontou alta de 0,9%. Vale ressaltar que esse aumento foi identificado apenas no período que antecede a Páscoa.

De acordo com o economista da entidade, Flavio Tayra, as encomendas de importados típicos nesta data sazonal começaram a ser feitas no segundo semestre do ano passado, quando havia uma tendência de alta do dólar, por isso se deu incremento dos preços.

Tayra observou, entretanto, que a partir deste começo de ano, diante de iniciativas do governo de conter uma alta excessiva da moeda norte-americana, os supermercadistas passaram a apostar na estabilidade do câmbio. "A expectativa agora é que o câmbio fique mais contido", explicou ele.

Para Maurício Morgado, só haverá queda das vendas de produtos importados o dia que a taxa de câmbio estiver entre R$ 3 e R$ 4. "O consumidor não se tem incomodado muito com o preço, pois alguns produtos já fazem parte da sua rotina. Queijos, cervejas e outros artigos já viraram comuns, eles compram com grande frequência. O que reverterá esse quadro é uma taxa de câmbio extremamente alta, acima dos R$ 3", disse ele, ao DCI.

Considerada a segunda maior rede supermercadista em operação no Brasil, o Carrefour possui um grande sortimento de produtos importados que somam hoje 9.000 itens. A rede de origem francesa, aposta em especial, nos artigos de marca própria. Só no ramo alimentício, a rede passou a comercializar mais de 100 produtos novos, entre biscoitos, bombons e azeites. Todos os itens são produzidos em países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Áustria Alemanha, Vietnã e Índia, e se diferenciam pelo preço acessível - de R$ 3,49 a R$ 15,99.

Por meio de nota, a varejista informou que com a chegada dos importados de marca Carrefour, houve incremento de 5% do sortimento de artigos de marca própria - nacionais e importados somam 9.000 itens. Além dos alimentos, a rede comercializa têxteis importados, e artigos para a casa entre outros.

Quem já mantém presença significativa de produtos importados nas lojas é a rede Pão de Açúcar. O Grupo Pão de Açúcar (GPA), por ser controlado pelo Casino, tem em suas gôndolas um número significativo de itens que levam sua marca. Em nota, a empresa informou que os itens importados participam com 5% em média das vendas do varejo do GPA, e nos meses sazonais superam 5%. Desde 2008, a rede passou a dar mais atenção à importação.

Páscoa

As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhaus, bebidas, e azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 7,1% em comparação com a mesma data de 2012, segundo informou a Abras.

Em levantamento, a entidade identificou que 59,7% dos empresários do projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 5,6% estimam faturamento semelhante ao de 2012.

 

Veículo: DCI

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/06/2025 14:47 - Presença confirmada do Vice-Presidente Geraldo Alckmin na abertura do FCNA ABRAS
06/06/2025 14:20 - Temas urgentes e estratégicos movimentam Brasília no 5º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento
04/06/2025 12:04 - É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná
02/06/2025 10:53 - Brasília sedia a 5ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS em junho
29/05/2025 09:19 - AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril
29/05/2025 11:50 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS
27/05/2025 17:39 - Datafolha: 2 em cada 3 brasileiros querem a volta da venda de medicamentos sem receita em supermercados
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar

Veja mais >>>