Notícias ABRAS
27/02/2013 09:12 - Vendas de produtos típicos nesta Páscoa devem crescer 7,1%, diz Associação
Segundo a Abras, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas maiores
Vanessa Stecanella, da Agência Estado
SÃO PAULO - As vendas de produtos típicos de Páscoa, como ovos de chocolate, bacalhau, bebidas, azeites, entre outros, devem crescer em termos nominais 7,1% em comparação com a mesma data do ano passado, segundo a Índice Nacional de Vendas divulgado na manhã desta terça-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Segundo o levantamento, 59,7% dos empresários do setor supermercadista projetam vendas superiores às do ano passado, enquanto 5,6% estimam faturamento semelhante a 2012. A Páscoa é o segundo principal período de vendas dos supermercados, somente atrás do Natal.
De acordo com a pesquisa, todos os produtos pesquisados tiveram aumento, em termos de volume, nas encomendas com os fornecedores: refrigerante (8%), peixes em geral (7,3%), ovos de Páscoa (6,5%), chocolates em geral (6%) e cervejas (5,9%).
Os consumidores encontrarão nas prateleiras dos supermercados preços mais altos este ano em relação a 2012. Os maiores reajustes ficam por conta das cervejas (8%), seguidas pelos refrigerantes (7,8%), ovos de Páscoa (7,6%), peixes em geral (6,3%) e vinhos nacionais (5%).
Janeiro. As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 1,82% em janeiro em relação a igual mês de 2012, de acordo com o Abras. Na comparação com dezembro de 2012, o indicador apresentou queda de 22,08%.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 8,14% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em relação a dezembro houve queda de 21,41%. "O desempenho das vendas em janeiro foi positivo para o setor e reforça nossa estimativa inicial de crescimento em torno de 3,5% em 2013", afirma o presidente da Abras, Fernando Yamada, em nota.
Veículo: Portal Estadão (26/02)

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo