Notícias ABRAS
26/02/2013 12:44 - Vendas dos supermercados crescem 1,82% em janeiro
Resultado positivo reforça estimativa do setor para 2013
Esq p/dir Marco Aurelio Lima, diretor de Relacionamento da GfK; Fernando Yamada, presidente da Abras; Flávio Tayra, gerente de Economia e Pesquisa da Abras
A Abras divulgou nesta terça-feira (26) durante entrevista coletiva concedida pelo presidente Fernando Yamada e pelo Gerente de Economia e Pesquisa, Flávio Tayra, os resultados das vendas do setor em janeiro.
De acordo com o Índice Nacional de Vendas, em janeiro, as vendas reais do setor supermercadista apresentaram queda de -22,08% na comparação com dezembro de 2012 e crescimento de 1,82% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou queda de -21,41% em relação a dezembro de 2012, e quando comparado a janeiro de 2012, alta de 8,14%.
"O desempenho das vendas em janeiro foi positivo para o setor e reforça nossa estimativa inicial de crescimento em torno de 3,5% em 2013", afirma o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Fernando Yamada.
Abrasmercado apresenta alta de 2,08%
Batata, cebola, tomate e feijão apresentaram as maiores altas
Em janeiro, o Abrasmercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 2,08%, em relação a dezembro de 2012. Já na comparação com janeiro do ano anterior, o Abrasmercado apresentou crescimento de 10,10%, passando de R$ 316,88 para R$ 348,90.
Os produtos com maiores altas em janeiro, na comparação com dezembro foram: batata (18,07%), cebola (18%), tomate (14,67%) e feijão (4,75%). Já os produtos com maiores quedas foram: carne dianteiro (1,84 %), queijo prato (-1,13%), queijo mussarela (-0,96%) e água sanitária (-0,81%).
Além do Presidente Fernando Yamada, e do Gerente de Economia e Pesquisa da Abras, Flávio Tayra, participaram da entrevista coletiva Marco Aurelio Lima (diretor de Relacionamento da GfK) e Marcio Nardi (gerente de Desenvolvimento de Negócios da GfK).
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo