Notícias ABRAS
31/01/2013 12:16 - Volume vendido em supermercado cai 0,6%
As vendas reais do setor supermercadista cresceram 5,3% em 2012, na comparação com o ano anterior, segundo informou ontem a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Mas o volume vendido pelos supermercados caiu 0,6% no ano passado - considerando algumas categorias que a consultoria Nielsen avalia ao longo do ano. No ano passado, a inflação pressionou os preços dos produtos da cesta básica. Além disso, o consumidor passou a comprar produtos com maior valor agregado. Essas mudanças refletiram nos resultados de queda no volume e valor vendido maior.
Fernando Yamada, novo presidente da Abras, diz que a queda na quantidade comercializada decorreu da "migração da demanda" - algo já verificado nos últimos anos. Como exemplo, cita a relação entre bolo industrializado e açúcar: o volume vendido do bolo subiu 20,6% no ano, enquanto o açúcar caiu 10,3%.
Apenas em dezembro do ano passado, a alta nas vendas foi de 5,37%, o que ajudou a puxar o índice. No começo de 2012, as projeções feitas pela Abras indicavam aumento em torno de 4% ao longo do ano.
A perspectiva da Abras é que as vendas reais cresçam 3,5% em 2013, taxa inferior a de 2012. "A venda dos supermercados é muito sensível ao efeito renda do trabalhador, mais que a mudança na taxa de juros", disse Flávio Tayra, economista da entidade. Segundo ele, a correção do salário mínimo, para R$ 678 em 2013, será menor que no ano passado e, por isso, as perspectivas de aumento nas vendas também são menores.
Segundo Yamada, a perspectiva para este ano é que a tendência de preços se mantenha estável. "Não há perspectivas de altas fortes [de preço] para 2013 a não ser que haja um imprevisto".
Os supermercados de pequeno porte, de um a quatro caixas, tiveram o maior crescimento em volume de vendas, de 1,2% em 2012. Os estabelecimentos com dez a 19 caixas venderam 0,8% a mais em volume.
O economista Flávio Tayra disse que provavelmente a valorização do dólar não tende a gerar impacto no faturamento do setor neste ano. "Vemos uma acomodação do dólar", disse. De acordo com ele, os produtos vendidos nos supermercados não são tão sensíveis ao câmbio, porque o portfólio de itens importados nas redes costuma ser pequeno dentro da cesta total.
O aumento de 5,30% no faturamento do setor em 2012 foi o melhor desde 2009, quando o crescimento do setor foi de 5,51% e só perde na série histórica para 2008, quando bateu em 8,98% a mais sobre 2007.
O crescimento real so setor supermercadista acima de 5% deve ser uma das maiores taxas de expansão dentro dos segmentos do varejo em 2012. Outros segmentos sentiram o efeito do aumento da inadimplência.
Veículo: Valor Econômico
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

