Notícias ABRAS
31/01/2013 07:41 - Alta das vendas dos supermercados é a maior desde 2009
30.01.2013
O crescimento das vendas no setor supermercadista em 2012, de 5,30% sobre 2011, foi o melhor resultado desde 2009, quando o avanço do setor foi de 5,51%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgados nesta quarta-feira.
A perspectiva da entidade é que as vendas cresçam 3,5% em 2013. “A venda dos supermercados é muito sensível ao efeito renda do trabalhador, mais que a mudança na taxa de juros”, disse em entrevista coletiva Flávio Tayra, economista da Abras. Segundo ele, a correção do salário mínimo, para R$ 678 em 2013, será menor que no ano passado e, por isso, as perspectivas de aumento nas vendas também são menores.
“A nossa projeção inicial está em 3,5%. Em 2012, revisamos a previsão no meio do ano”, disse Tayra, lembrando que a entidade fica atenta a fatores econômicos que afetem os preços dos produtos.
Segundo Fernando Yamada, o novo presidente da Abras, que acaba de assumir o posto, o recuo de 0,6% no volume de vendas em 2012 decorreu de uma migração da demanda de produtos básicos para itens com maior valor agregado. Como exemplo, ele citou a relação de mistura de bolos e açúcar. O volume de vendas de mistura para bolos subiu 20,6% no ano, enquanto de açúcar caiu 10,3%.
Segundo ele, a perspectiva para este ano é que preços se mantenham estáveis. “Não há perspectivas de altas fortes [de preço] para 2013 a não ser que haja um imprevisto”, como a quebra da safra de trigo nos Estados Unidos e na América do Sul, destacou.
O economista disse que provavelmente a valorização do dólar ante o real não tende a gerar impacto no faturamento do setor neste ano. “Vemos uma acomodação do dólar“, disse. De acordo com ele, os produtos vendidos nos supermercados não são tão sensíveis ao câmbio, porque o portfólio de itens importados nas redes costuma ser pequeno, que, por sua vez, costumam oferecer as menores margens. (Letícia Casado | Valor)
Veículo: Valor Econômico

Veja mais >>>
09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo