Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

30/01/2013 08:03 - Produtores tentam emplacar vinho branco no verão

Após a tentativa frustrada de impor restrições à importação de vinhos, produtores se movimentam para estimular a bebida nacional, que representa cerca de 20% do consumo total no país. Na primeira ação promocional integrada com o varejo e os distribuidores, a aposta é o vinho branco.

Com a campanha "No Verão, vá de vinho branco", o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) pretende aumentar em 20% o consumo desses itens entre janeiro e março, quando o consumo da bebida no país é mais baixo por estar relacionado ao clima frio ou a eventos comemorativos.

"Queremos mostrar que o vinho pode ser consumido a qualquer hora e a qualquer momento", diz Diego Bertolini, do Ibravin.

Além do material promocional nos pontos de venda --as garrafas serão acompanhadas de um rótulo especial com a imagem do sol--, algumas redes de supermercados concederão descontos nos produtos. Segundo Bertolini, vinhos brancos nacionais serão vendidos com 20% de desconto nas redes Pão de Açúcar e Carrefour durante a campanha.

CARNAVAL

O patrocínio à escola de samba paulista Vai-Vai, por meio da Lei Rouanet, é outra tentativa do setor de aumentar o consumo de vinhos nacionais.

Além do enredo da escola, que trata sobre uva e vinho, os produtores estão vendendo taças de vinho de 110 ml a R$ 2 nos ensaios da Vai-Vai. Nas arquibancadas do sambódromo, uma embalagem da Tetra Pak, com 250 ml de vinho, será vendida a R$ 4.

Para aumentar o espaço dos vinhos brasileiros nas gôndolas, os produtores também querem se aproximar dos importadores, que, na prática, atuam como distribuidores da bebida. "Eles deixam de ser concorrentes e passam a ser parceiros estratégicos", diz Bertolini.

O Ibravin organiza missões comerciais de distribuidores e supermercadistas à serra gaúcha, região que reúne boa parte dos produtores, para conhecer mais vinícolas e, assim, ampliar o número de rótulos brasileiros no varejo.

O instituto não divulga o valor que está sendo investido em marketing, mas revela que tem um orçamento anual de R$ 10 milhões para esse tipo de ação.

CONSUMO ESTÁVEL

O consumo de vinhos nacionais ficou praticamente estável no ano passado, em 19,5 milhões de litros, segundo o Ibravin. Já o mercado de vinhos importados teve leve crescimento. As importações aumentaram 2% e atingiram US$ 300 milhões, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

O setor tem a meta de ampliar o consumo per capita de vinho no país dos atuais 1,9 litro por ano para 2,5 litros até o final de 2016. No Uruguai, o consumo per capita é de 22 litros por ano e, na Argentina, de 30 litros anuais.(TATIANA FREITAS)

 
Veículo: Portal Folha (22/01/2013)

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!
31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

Veja mais >>>