Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/11/2012 12:03 - "Atacarejo" manterá vendas estáveis no setor

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda reiterou a projeção de crescimento de 5% no faturamento dos estabelecimentos em 2012, em relação a 2011. Entretanto, não arrisca um percentual de comportamento do volume comercializado na mesma base de comparação.

"Os resultados das vendas em faturamento no mês de outubro nos mostram que estamos consolidando a nossa projeção de encerrar o ano com um incremento de 5%. O aumento de renda da população impulsiona o avanço do indicador", disse Sussumu Honda, ontem. Até outubro, as vendas reais, deflacionadas pelo IPCA, dos supermercados cresceram 5,18% ante o dez primeiros meses de 2011.

"Já para o volume acredito que haverá uma certa estabilidade ante o ano passado. Primeiro, porque tem muito consumidor comprando no atacarejo e o preço, que está em trajetória de alta, é um fator negativo, regula também as vendas", completou. As vendas em volume nos supermercados, conforme o Índice Nacional de Volume, pesquisado pelo instituto Nielsen para a Abras, apresentaram leve queda, de 0,2%, até outubro ante o mesmo período de 2011. Nos dez primeiros meses de 2011 o volume cresceu 2% sobre o mesmo intervalo de 2010. No ano fechado de 2011, houve aumento de 1,8%.

Para o diretor de Atendimento ao Varejo da Nielsen, Olegário Araújo, além do avanço do atacarejo, há também a qualificação do consumo, que pode influenciar na estabilidade das vendas para o ano em volume. "O consumidor, com uma renda mais alta, está aprimorando seu consumo e acaba comprando itens mais caros e deixando de comprar outros mais baratos, ou seja, maior preço e menos volume", ressaltou.

Segundo ele, em 2013 o comportamento das vendas em volume será parecido com o deste ano. "Não voltaremos mais a crescer volume nos supermercados no patamar histórico de 5%, 6%", disse Araújo

Outubro - Na análise do acumulado do ano até outubro, entre os portes dos estabelecimentos, o pequeno varejo ou as lojas de vizinhança continuam liderando as vendas em volume dos supermercados. Esses estabelecimentos, que possuem de um a quatro caixas (check-outs), registraram crescimento de 1,9% no volume de vendas comparado aos dez primeiros meses de 2011. Já a categoria de lojas de cinco a nove caixas apresentaram queda de 3,1%, enquanto as de 20 caixa ou mais, recuo de 1,3%. As lojas com dez a 19 caixas tiveram alta de 1,1% no volume de vendas.

Entre os itens vendidos nos supermercados, bolo industrializado foi a categoria que apresentou maior crescimento em 2012, com 23,1%. Em seguida, as maiores altas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: suco de frutas pronto para consumo (15,2%); água mineral (11,8%); uísque (7,8%); vinho (6,0%); leite com sabor (5,4%); amaciante de roupa (5,1%); iogurte (4,0%); chocolate (3,9%); salgadinho para aperitivos (3,6%).

Os produtos com as maiores quedas percentuais, em termos de volume de vendas, foram: sabão em barra (-10,2%); inseticida (-9,6%); açúcar (-9,1%); carnes congeladas (-4,5%); papel higiênico (-4,2%); leite condensado (-4,1%); arroz (-3,6%); fralda descartável e creme dental (-3,5%) e margarina (-3,0%). (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>