Notícias do setor
Economia
Jurídico
Tecnologia
Carnes / Peixes
Bebidas
Notícias ABRAS
Geral
Redes de Supermercados
Sustentabilidade
Estaduais
 



Você está em:
  • Notícias do setor »
  • Notícias ABRAS

Notícias do setor - Clipping dos principais jornais e revistas do Brasil

RSS Notícias ABRAS

28/11/2012 11:58 - Consumidor compra mais no "atacarejo"

O volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros teve um ligeiro recuo de 0,2% no acumulado de janeiro a outubro, de acordo com o Índice Nacional de Volume, medido pela consultoria Nielsen em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). A estimativa é que no ano todo esse indicador fique estável em relação ao ano passado. Já para as vendas reais em valor, a projeção é de um crescimento de 5% até dezembro.

A retração no volume, segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, deve-se à migração do brasileiro para lojas modelo "atacarejo", originalmente de atacado, mas que também atendem o consumidor final, como Atacadão, Assaí e Maxxi, por exemplo. A medição das vendas feita pela Nielsen não considera esse tipo de formato.

Sussumu diz que nos últimos anos o consumidor passou a adquirir produtos mais baratos, como os da cesta básica, nessas lojas - um movimento que se intensificou em 2012. Com isso, a venda desses itens nos supermercados caiu. O açúcar registrou recuo de 9,1% de janeiro a outubro, enquanto o arroz teve queda de 3,6% e o sabão em barra, de 10,2%.

Ao mesmo tempo em que prefere comprar produtos básicos em locais onde o apelo é o preço menor, o brasileiro sofistica o consumo de outros itens - incluindo, por exemplo, mais iogurtes e sucos prontos em seu carrinho no supermercado.

Apenas no mês de outubro, as vendas reais do setor supermercadista cresceram 2,2%, em relação a setembro e 2,38% sobre igual período de 2011.



Veículo: Valor Econômico

Enviar para um amigo
Envie para um amigo
[x]
Seu nome:
E-mail:
Nome do amigo:
E-mail do amigo:
Comentário
 

 

Veja mais >>>

09/05/2025 10:10 - ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco: colaboração entre o varejo e a indústria
30/04/2025 11:58 - AbrasMercado: preços da carne bovina encerram o trimestre em queda
30/04/2025 11:57 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,48% no primeiro trimestre do ano, aponta ABRAS
25/04/2025 14:36 - Indústria e varejo reforçam alianças para criar valor conjunto e superar desafios do setor
24/04/2025 15:07 - Lições dos grupos Koch e Pão de Açúcar sobre eficiência e excelência operacional
23/04/2025 15:02 - A voz do varejo alimentar que atravessa gerações
23/04/2025 14:59 - Índice de eficiência operacional atinge 98,11% em 2025
15/04/2025 15:07 - Painel Estratégia de Expansão traz ótimas discussões sobre o setor
22/04/2025 10:47 - SuperHiper chega aos 50 com fôlego para se reinventar
17/04/2025 10:44 - Conheça os vencedores do Prêmio RAMA e o balanço do programa
16/04/2025 17:29 - Transformações no varejo alimentar: o que aprender com a experiência “Coupe” na Sainsbury’s
15/04/2025 13:24 - Paixão e desempenho: como construir uma cultura de alta performance
15/04/2025 12:22 - Profissionais do Ano ABRAS 2025: conheça os vencedores
15/04/2025 11:18 - Parceria que transforma: Amigos do Bem no Smart Market ABRAS 2025
15/04/2025 10:14 - Retail media: o presente e o futuro do varejo

Veja mais >>>