Notícias ABRAS
28/11/2012 11:58 - Consumidor compra mais no "atacarejo"
O volume de itens vendidos pelos supermercados brasileiros teve um ligeiro recuo de 0,2% no acumulado de janeiro a outubro, de acordo com o Índice Nacional de Volume, medido pela consultoria Nielsen em parceria com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras). A estimativa é que no ano todo esse indicador fique estável em relação ao ano passado. Já para as vendas reais em valor, a projeção é de um crescimento de 5% até dezembro.
A retração no volume, segundo o presidente da Abras, Sussumu Honda, deve-se à migração do brasileiro para lojas modelo "atacarejo", originalmente de atacado, mas que também atendem o consumidor final, como Atacadão, Assaí e Maxxi, por exemplo. A medição das vendas feita pela Nielsen não considera esse tipo de formato.
Sussumu diz que nos últimos anos o consumidor passou a adquirir produtos mais baratos, como os da cesta básica, nessas lojas - um movimento que se intensificou em 2012. Com isso, a venda desses itens nos supermercados caiu. O açúcar registrou recuo de 9,1% de janeiro a outubro, enquanto o arroz teve queda de 3,6% e o sabão em barra, de 10,2%.
Ao mesmo tempo em que prefere comprar produtos básicos em locais onde o apelo é o preço menor, o brasileiro sofistica o consumo de outros itens - incluindo, por exemplo, mais iogurtes e sucos prontos em seu carrinho no supermercado.
Apenas no mês de outubro, as vendas reais do setor supermercadista cresceram 2,2%, em relação a setembro e 2,38% sobre igual período de 2011.
Veículo: Valor Econômico
    
Veja mais >>>
28/10/2025 16:50 - Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!31/10/2025 16:44 - 12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados com ações em todo o Brasil
27/10/2025 10:05 - Uma celebração que une setor e consumidores
23/10/2025 14:07 - Abrasmercado: preço da cesta volta ao patamar próximo ao registrado em dezembro/24
23/10/2025 11:19 - Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,79% na comparação anual, aponta ABRAS
21/10/2025 09:49 - Com o Programa RAMA, a ABRAS incentiva as boas práticas agrícolas em todo o país
20/10/2025 09:47 - Entre cautela e otimismo
24/09/2025 15:37 - O maior case de share of life do varejo alimentar
23/09/2025 15:35 - Experiência do cliente: confiança que constrói relacionamentos
23/09/2025 15:34 - Farmácia completa nos supermercados: oportunidades para todos
23/09/2025 15:31 - Saúde e bem-estar criam nova realidade para o varejo
23/09/2025 15:30 - ABRAS´25 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage
23/09/2025 15:28 - O redesenho da oferta e da demanda
23/09/2025 15:26 - Women Talks: uma celebração ao protagonismo feminino no varejo
22/09/2025 15:25 - Jantar do Poder: um tributo à união de forças que transformam o País

